Massa Gratinada com Brócolos e Queijo



Nem sempre sei bem o que fazer nas nossas refeições sem carne nem peixe. Mas or causa de uma outra receita, lembrei-me de fazer esta versão muito simples de massa gratinada com brócolos, e um bocadinho de queijo para dar um ar de graça.

Acho sempre que refeições com massa e legumes ou leguminosas resolvem sempre esses dias de menos inspiração.

Aqui ficou aprovada por todos menos pelo Zé Maria que é o único que não é fã de brócolos. Comer, mas pediu-me para não voltar a fazer.


Ingredientes para 4 pessoas:


250g de massa curta

2 cabeças de brócolos 

200g de queijo ralado

molho bechamel (cerca de 500ml)* (também podem fazer na Bimby ou outro robot de cozinha)

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Separe os brócolos em pequenos floretes (guardo o talo para depois usar na sopa, por exemplo) e coza os brócolos a vapor ou em água a abundante com um pouco de sal. Retire e reserve, colocando numa assadeira que possa ir ai forno e à mesa.

Coza depois a massa até que fique al dente. Assim que estiver cozida escorra-a, passe por água e regue com um fio de azeite. Misture bem e envolva com os brócolos assim como 1/3 do queijo.

Prepare depois o molho bechamel * e misture-lhe mais 1/3 do queijo envolvendo bem e  misturado metade desse molho sobre a massa e de brócolos. 

Termine colocando por cima o restante molho e o resto do queijo ralado,

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos até que fique dourado.


Bom Apetite!



* Molho Bechamel: Leve ao lume um tachinho com 4 colheres de sopa de manteiga. Deixe derreter e junte 2 colheres de sopa de farinha. Misture bem até formar uma bola deixe cozer um pouco e vá juntando, aos poucos e poucos 500ml de leite ou leite vegetal quente . Vá mexendo até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Se engrumar passe com a varinha mágica até os grumos desaparecerem. Tempere com noz moscada, sumo de limão, sal e pimenta. Está pronto a usar!


1 comentário :

  1. Esta delicia ficou com um aspecto maravilhoso! obrigada por compartilhar!

    ResponderEliminar

Imprimir