Tarte Salgada de Cogumelos e Queijo da Ilha



As tartes salgadas são uma óptima maneira de aproveitar sobras de outras refeições para o dia a dia, mas são também praticas para festas ou jantares com muitas pessoas, porque são praticas de preparar.

No aniversário do Zé Maria acabei por preparar uma tarte de cogumelos e queijo da ilha que ficou deliciosa e é sempre aquele “petisco” que praticamente todos apreciam.


Ingredientes para 1 tarte:


massa:

200g de farinha

100g de manteiga

sal q.b.

água q.b.


Recheio:

300g de cogumelos castanhos

1 raminho de tomilho fresco ou seco

azeite q.b.

150g de queijo da ilha ralado

sal e pimenta q.b.

200ml de natas

3 ovos


Preparação:


No robot de cozinha coloque a farinha e a manteiga, uma pitada de sal e 1 colher de sopa de agua fria.Triture 15 segundos na velocidade 6 ou amasse  à mão até obter uma massa lisa.

Sem ser preciso esticar com o rolo, foree uma tarteira e pique com a ajuda de um garfo. Leve cerca de 30 minutos ao frigorífico.

Corte depois os cogumelos em laminas ou ao meio, lave ou limpe bem, e leve ao lume numa frigideira bem quente com 1 colher de sopa de azeite para saltear. Tempere de sal, tomilho e pimenta e deixe arrefecer.

Entretanto leve a base da tarte ao forno pre aquecido a 180°C durante 20 minutos.

Ao fim desse tempo, coloque o recheio de cogumelos cozinhados e o queijo da ilha, espalhando bem. 

Numa taça junte as natas com os ovos, misture bem e tempere de sal e pimenta. Verta sobre o recheio da tarte e leve novamente ao forno a 180°C durante mais 35 minutos ou até a tarte estar cozinhada.


Bom Apetite!


1 comentário :

Imprimir