Bolo de Iogurte com Glacê de Maracujá



É engraçado como o nosso paladar e os nossos gostos mudam com a idade. Em tempos, não gostava nada, mas mesmo nada de maracujá. Não comia nem gostava de nada com sabor a maracujá….

No entanto isso foi passando e agora dou por mim ansiosa que chegue o tempo deles, e de os poder utilizar em receitas variadas. E só de pensar naquele aroma delicioso….

Pois bem, os primeiros maracujás deste ano acabaram numa deliciosa cobertura de um simples bolo de iogurte, e fizeram toda a diferença.

Deixo a receita para que experimentem.


Ingredientes:


125g de açúcar mascavado

3 ovos

200g de farinha de trigo ou espelta

1 colher de chá de fermento em pó

125g de iogurte natural

80g de óleo vegetal (usei óleo de grainha de uva)


Para o Glacê de maracujá:


200ml de polpa de maracujá fresco

125g de açúcar em pó


Preparação:


Comece por preparar o bolo. Numa taça misture o açúcar com os ovos e bata bem até os ovos estarem bem incorporados. Junte depois o óleo e o iogurte e misture mais um pouco. Acrescente depois a farinha previamente peneirada com o fermento e envolva bem na mistura anterior, de modo a ficar uma massa homogénea a e sem grumos.

Coloque depois a mistura uma forma previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno preaquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar cozido.

Retire do forno e deixe arrefecer na forma uns 10 minutos antes de desenformar sobre uma grelha.

Entretanto prepare o glacê misturando a polpa de maracujá com o açúcar em pó. Envolva bem para dissolver o açúcar.

Com o bolo já desenformado e ainda morno, verta metade da calda sobre o bolo e deixe arrefecer depois completamente. Depois de frio, verta a restante calda.


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Curioso: eu já gostei do sabor de maracujá e agora não :) Assim como manga tb não gosto muito... Banana é que não consigo mesmo gostar de nada q tenha o seu sabor ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir