Salmão Marinado na Airfryer (ou no Forno)



Na ementa semanal desta semana experimentei uma forma diferente de preparar o salmão. Já tinha ouvido falar várias vezes, que ajuda o salmão a ficar ainda mais macio e suculento, mas nunca tinha ainda experimentado: uma marinada com leite.  No nosso caso não usei leite, mas sim bebida vegetal de amêndoa e pessoalmente acho que também resultou bem e ficou diferente e delicioso.

Optei também por cozinhar na airfryer, mas caso não tenham basta fazer os lombinhos de salmão como habitualmente no forno - deixo as indicações para ambos na descrição da receita!





Ingredientes para 4 pessoas:


4 lombinhos de salmão (125g cada)

200ml de bebida vegetal de amêndoa ou leite

Sal e pimenta q.b.

Alho em pó

1 colher de sobremesa de azeite

1 colher de sopa de mostarda (opcional)


Preparação:


Coloque os lombos de salmão numa taça ou pirex e junte a bebida vegetal ou o leite. Tempere de sal, pimenta, alho em pó e o azeite e deixe marinar algum tempo. Eu deixei cerca de 4 horas, mas entre 2 horas e 12 horas parece-me bem.

Ao fim desse tempo, retire o salmão da marinada e coloque-o num pirex ou recipiente que vá ao forno, caso use o forno, ou forre a sua airfryer com um pouco de papel vegetal e disponha os lombinhos de salmão sobre o papel.

Se gostar cubra os lombinhos com uma camada fininha de mostarda.

Se usar o forno, cozinhe os lombinhos no forno previamente aquecido a 160ºC durante 20m. Se usar a airfryer, cozinhe 8 minutos a 175ºC. 

Em ambos os casos os lombinhos ficam suculentos e macios no interior e ainda ligeiramente mal passados como o salmão deve ser servido. (Se gosta do salmão bem passado terá de ajustar estes tempos).

Sirva com saladinha de massa e tomate e brócolos cozidos ou outros acompanhamentos a gosto!


Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir