Tábua de Maminha, Ananás e Pimentos Padron



Acho sempre os que olhos também comem e adoro uma mesa bonita e cuidada mesmo no dia a dia. Tenho as minhas manias e cá em casa tachos e frigideiras não vão há mesa - com raras excepções ou como dizem, os meus amigos,  só os que têm pedigree.

Adoro que a comida tenho um aspeto bonito mesmo antes de ser servida e acho isso mesmo importante, nem que seja num simples refeição em família ou mesmo quando como sozinha.

No ultimo ferido, acabei a ter os meus pais a almoçar connosco e fiz umas tábuas de churrasco que acho que ficaram lindas! E como o tempo dos churrascos está aí, agora que começou o verão, não queria deixar de partilhar este ideia e esta “receita” e combinação deliciosa, com vocês! Alem da maminha a tábua ainda tinha umas salsichas frescas de porco preto, e podem se quiserem complementar com outras carnes.


Ingredientes para 6 pessoas:


1 maminha com cerca de 1,2kg (comprei a peça inteira)

1 abacaxi fresco

250g de pimentos de padron

Sal q.b.

Flor de sal q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Com cuidado e uma faca afiada, corte a maminha (a peça que comprei estava inteira) em fatias grossas com cerca de  2 dedos. Atenção com a maneira como cortam a carne, que deve ser cortada contra os veios (há videos no YouTube a explicar como se faz!)

Prepare também o abacaxi, descascando-o e cortando-o em rodelas não muito finas.

Depois de preparar as brasas, coloque a carne na grelha temperando-a apenas na hora com sal marinho. Deixe cozinhar uns minutos de cada lado e retire a carne deixando-a repousar antes de cortar. (Muito importante deixar repousar) Tenha em atenção para não cozinhar demasiado a carne, de modo a que ainda fique mal passada… 

Grelhe também o ananás de ambos os lados até que caramelize.  Corte depois as fatias ao meio.

Entretanto numa frigideira anti aderente coloque um fio de azeite e cozinhe os pimentos em lume forte até que fiquem tostados. Retire-os e tempere com flor de sal.

Fatie depois a maminha (cada bife grosso que grelhou) em pedaços pequenos e coloque-os numa tábua. Vá alternando com o ananás e os pimentos de padron, de modo a formar uma tábua harmoniosa.

Sirva depois com feijão preto, arroz e couve mineira e uma salada verde.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Hi, all the food lovers. These specific meals look good and super tasty and I hope you all are enjoying them. As a writer at MBA Project Writing Services UAE, I have done a lot of blog writing, news, and articles on the foods plus their recipes.

    ResponderEliminar

Imprimir