Croquetes de Feijão Preto



Gosto de pelo menos 1 vez por semana ter uma receita vegetariana na nossa ementa semanal. Andava há imenso tempo para fazer uns croquetes de feijão, e eis que esta semana foi a altura disso.

Fiz logo uma quantidade maior e aproveitei para congelar e assim ter algo que rapidamente se coloca na airfryer ou se frita e há uma refeição para os dias mais complicados. 

Estes croquetes ficaram muito bons e são uma alternativa vegan (sem ovo ou laticínios) e ainda sem glúten caso seja preciso essas alternativas, qualquer que seja o motivo.


Ingredientes:


1 cebola pequena

2 cenouras

2 dentes de alho

350g de feijão preto cozido e bem escorrido

Sal e pimenta q.b.

Ervas secas a gosto

120g de flocos de aveia (pode ser necessário um pouco mais)

Farinha de mandioca para panar


Preparação:


No robot de cozinha coloque as cenouras previamente cortadas e descascadas, a cebola em quartos e os dentes de alho. Triture até obter uma espécie de migalhas grossas.

Junte depois o feijão e os flocos de aveia e volte a triturar, sem deixar tudo demasiado desfeito. 

Tempere depois com sal, pimenta e com as ervas secas e misture bem. Se a mistura ainda estiver muito húmida, junte um pouco mais de flocos de aveia de modo a que consiga formar os croquetes e estes mantenham a forma.

Passe-os depois por farinha de mandioca. Neste ponto frite-os em óleo quente até que fiquem dourados ou faça-os no forno ou na airfryer, ou coloque numa caixa própria para congelação e congele-os para depois ter croquetes sempre à mão!

Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!


2 comentários :

  1. Anónimo21:03

    Boa noite Joana, adoro utilizar a air fryer, mas quando tentei fazer panados tive uma desilusão, a carne ficou seca e o pão ralado "descolou-se" da carne... tem alguma dica? Obrigada 😘

    ResponderEliminar
  2. Já tinha procurado esta receita aqui no blogue, assim que vi a foto os croquetes na sua conta do Instagram. E ei-la aqui, mesmo a tempo de fazer em quantidade no fim de semana e congelar! Muito obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar

Imprimir