Ando novamente com aquele objectivo de gastar ao máximo tudo o que tenho em casa, seja na despensa, seja no congelador. Faço este exercício umas duas ou três vezes por ano. Sempre na altura do Verão, porque aproveito para desligar e limpar a arca grande durante as férias.
Há uns tempos fiz uma semana de receitas só a aproveitar as caixinhas com restinhos e sobras que fui congelando, e esta semana estou outra vez neste exercício de gastar “coisinhas” que andam pelo congelador e em frasquinhos na despensa.
O mote para esta refeição foi um frasco com um restinho de couscous a que se juntou o que havia cá por casa.
Ingredientes:
1 chávena de couscous
1 chávena de caldo de frango caseiro - podem usar água
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
50g de rucula selvagem
100g de tomate cereja
200g de grão de bico cozido
4 peitos de frango
3 dentes de alho
1 limão
100ml de vinho branco
Preparação:
Comece por temperar os peitos de frango. Coloque num recipiente e tempere de sal, pimenta, sumo de limão, vinho branco e os dentes de alho laminados. Deixe marinar algum tempo ou de um dia para o outro, tapado, no frigorífico.
Cozinhe depois os peitos de frango inteiros, na airfryer, durante 15 minutos a 180ºC. Se forem muito grossos podem demorar um pouco mais. Convém ajustar porque cada airfryer é uma airfryer.
Para os couscous, coloque 1 chávena do caldo - ou de agua temperada de sal e pimenta a ferver. Assim que levantar fervura desligue e junte a mesma medida, 1 chávena de couscous. Mexa bem e tape, deixando hidratar 5 minutos.
Ao fim desse tempo solte os couscous com um garfo e coloque numa saladeira. Regue com um fio de azeite e junte a rúcula, o grão de bico escorrido, os tomate cereja cortados ao meio e envolva bem.
Retire os peitos de frango da airfryer e deixe arrefecer uns minutos antes de cortar em fatias. Sirva os couscous com o frango.
Bom Apetite!
Sem comentários :
Enviar um comentário