Leite Creme



E depois dos camarões gratinados e do arroz de pato, vem a sobremesa. Para além de umas uvas que eu não dispenso a fruta, tinha também este doce bem tradicional português.
Devo dizer que já segui dezenas de receitas de leite creme, e que já o fiz de variadíssimas maneira, mas acho que depois de tanta experiência e tentativas encontrei a receita que me satifaz plenamente. Aqui vai ela:

Ingredientes:

1 litro de leite magro
casca de limão
pau de canela
350g de açúcar (para paladares menos gulosos podem usar apenas 200gr)
60g de farinha
6 gemas batidas

Preparação:

Ferva o leite com a casca de limão e o pau de canela.
Num tacho, misture o açúcar e a farinha e adicione pouco a pouco o leite fervido até envolver toda a mistura que, mexendo sempre, deverá voltar ao lume para ferver até engrossar.
Adicione, pouco a pouco as gemas batidas ao creme, e leve-o de novo ao lume, apenas 2 minutos para cozer as gemas, sem nunca deixar de bater.
Coloque o leite-creme numa travessa e, depois de arrefecido, espalhe por cima um pouco de açucar queime-o com uma pá própria.

Nota: Nunca deixem de queimar o leite creme com a pá! Ou na hora, para quem gosta de uma camada de açúcar mais crocante e quente, ou de véspera, para quem gosta mais do açúcar já líquido a formar o molhinho. Queimar o leite creme é indispensável... é que eu já vi de tudo...até colocarem-lhe caramelo líquido por cima . Ah, já agora... deixem-se de leite creme de pacote! Depois de provarem este vão ver que não há leite creme de pacote que vos sirva!

Bom Apetite!

36 comentários :

  1. que delícia para terminar uma refeição tão maravilhosa!

    Adorei a ementa... Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:25

    Oh menina colher de pau........... isto tem de acabar.......... cada vez que cá venho ver as novidades é só engordar engordar, hehehehe, bem eu perco-me neste teu cantinho!!!!!

    Bjs nina e continua, hehehehe.

    ResponderEliminar
  3. concordo com o "abaixo aos pacotes"

    ;-)

    ResponderEliminar
  4. Esta sobremesa é simplesmente divinal!

    ResponderEliminar
  5. a ementa está perfeita! com um final destes só podia ser... :)
    e tens toda a razao com os pacotes. eu experimentei uma vez e arrependi-me logo. desde e ntao que practicamente nao faco nada em pacote...

    ResponderEliminar
  6. O aspecto é uma delícia..mesmo inimigo de quem está a tentar, a todo o custo, perder peso. Mas como cá em casa todos os outros são magros, um destes dias lá vai sair este leite creme.
    Obrigada
    BEjs.

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    ora aqui está uma receita que já fiz umas 5 vezes, e sai sempre maravilha!
    Obrigada,
    Carla Moedas

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    ora aqui está uma receita que já fiz umas 5 vezes, e sai sempre maravilha!
    Obrigada,
    Carla Moedas

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    ora aqui está uma receita que já fiz umas 5 vezes, e sai sempre maravilha!
    Obrigada,
    Carla Moedas

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:51

    Esta receita tem demasiado açucar : eu experimentei e o leite creme estava muito doce e ninguém conseguiu acabar...150gr chegam e sobram...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22:53

    Atenção : 150gr de açucar chegam e sobram...fiz a receita original com 350gr e ficou demasiado doce...

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Caro anónimo:
    Como pode ver, houve mais pessoas que experimentaram a receita e que consideraram a quantidade de açúcar boa.
    Na realidade a receita até levava 500gr de açúcar e eu já tinha reduzido para 350gr. Claro que diferentes pessoas têm paladares diferentes e, neste caso é facil de ir adaptando o açúcar ao gosto de cada um.
    No entanto esta quantidade de açúcar não é excessiva para a maioria das pessoas. Até porque o leite creme é doçaria conventual e tradicional, conhecida pelas grandes quantidades de açúcar e gemas.
    Curiosamente já fiz esta receita centenaS de vezes para dezenas de pessoas diferentes. Já dei a receita a dezenas de pessoas e já outras dezenas a voltaram a fazer, e é a primeira vez que ouço dizer que ninguém conseguiu comer por estar demasiado doce.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo22:24

    Boa noite. Acabei de fazer a sua receita e confesso que de sabor até estava boa mas o problema é que para mim não me sabia a leite creme e toda a minha família achou. Penso que o problema é o já identificado por alguns utilizadores... muito açucar.

    ResponderEliminar
  15. Como já disse anteriormente, e se acham que o problema desta receita é ser demasiado doce, podem reduzir a quantidade de açúcar ao vosso gosto, utilizando apenas 200gr de açúcar.
    Esta receita em particular é assim. Há dezenas de receitas de leite creme, e todas elas têm diferenças. Na quantidade de leite, de ovos, de açúcar. Nada como irmos experimentando várias até achar uma que se adapte ao nosso paladar.
    Como devem calcular não gostamos todos das mesmas coisas. Por isso a cozinha pode funcionar como um laboratório para experimentarmos as coisas ao nosso gosto. Adaptem, inovem as receitas ao vosso paladar. Afinla isso é que é a verdadeira essencia da cozinha!

    ResponderEliminar
  16. Parabéns, adoro o seu blog.
    Sou do Brasil e é ótimo aprender receitas portuguesas.

    ResponderEliminar
  17. Olá!
    Descobri este blog há uma semana e já me apaixonei por ele =)
    Fiz hoje esta receita para o aniversário da minha mãe (a pedido dela). Usei a versão dos 200 g porque não somos muito gulosos por aqui. Devo dizer que é uma receita óptima, muito rápida de fazer (bastaram-me 20 minutos para fazer tudo) e, ao contrário do que algumas pessoas disseram aqui, a receita saiu perfeita.
    Obrigada pelas sugestões =)

    ResponderEliminar
  18. Anónimo20:56

    Tenho uma dúvida. É preciso ser farinha maizena ? Pois já vi noutros sites, e noutros não diz. Que tipo de farinha usou ? Obrigada.

    ResponderEliminar
  19. fiquei fã desta receita,
    nos jantares é a sobremesa de eleição.
    obrigada

    ResponderEliminar
  20. Anónimo19:53

    Acabei de fazer esta receita e ficou, simplesmente, divinal.

    Parabens e obrigada por partilhar ;)

    ResponderEliminar
  21. qual o tipo de farinha a usar para esta receita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  22. Vitor:

    Quando não especifico nenhum tipo de farinha em particular (maisena, com fermento, de milho...) a farinha usada é farinha de trigo normal.

    Joana

    ResponderEliminar
  23. Desculpem a minha ignorância... Mas não faço a minima de como queimar o açucar nem o que poderei usar. Alguém ajuda? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Taniazinhaa,

      Para queimar o leite creme basta colocar uma quantidade generosa de açúcar por cima do creme já ligeiramente arrefecido. Para o queimar deverá usar ou um maçarico de cozinha ou uma pá electrica própria para o efeito. Ambos os utensílios poderão ser encontrados em lojas de artigos para o lar.

      Espero ter ajudado.
      Joana

      Eliminar
    2. Quanto ao queimar o açúcar existem umas colheres com base lisa, redonda e achatada em ferro fundido que se colocam na chama até ficarem incandescentes e depois se queima o açúcar...na falta de utensílios próprios coloque uma faca velha ao lume e use para queimar...mas atenção ao cabo...para não se queimar também....!

      Eliminar
  24. Olá vou experimentar, a que costumo fazer não tem tantas gemas, apenas 2...a ver vamos! Quanto ao queimar o açúcar existem umas colheres com base lisa, redonda e achatada em ferro fundido que se colocam na chama até ficarem incandescentes e depois se queima o açúcar...na falta de utensílios próprios coloque uma faca velha ao lume e use para queimar...mas atenção ao cabo...para não se queimar também....!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo13:24

    como se faz leite creme em po? (ja vem numa saqueta)

    ResponderEliminar
  26. Anónimo13:00

    Odeio,comida quem tem muito açúcar me mete nojo:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:05

      Se lhe mete nojo, é fácil: não coma.

      Eliminar
    2. Anónimo00:21

      Um instrumento a pilhas tratava bem do problema destas conas invejosas.

      Eliminar
  27. tania rodriges19:42

    acabei de fazer e ficou super bom :)

    ResponderEliminar
  28. Anónimo19:16

    recomendo!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo11:49

    Ao inves da casca de limao pode se usar casca de laranja?

    ResponderEliminar
  30. Anónimo19:07

    Eu fiz a receita e ficou muito bom ;)

    ResponderEliminar
  31. Anónimo21:13

    Muito bem acabei de fazer o creme como manda a receita e esta macio e delicioso, obrigado. Feliz ano 2017. Muita saúde e prosperidade para todos.

    ResponderEliminar

Imprimir