Pudim de Peixe



Para variar, e para aproveitar um resto de pão duro que lá andava por casa (é que eu detesto deitar comida fora!) resolvi fazer este pudim.
Assemelha-se a um souflê em termos de sabor, mas não cresce e não tem, portanto, o inconveniente de abater.

Ingredientes:

500g de filetes de pescada
150g de miolo de pão duro
4dl de leite
1 cebola média
2 clh sopa margarina
4 ovos
1 limão
1 ramo de salsa
pão ralado
noz moscada
sal e pimenta

Preparação:

Ponha o miolo de pão esfarelado a amolecer no leite a ferver. Coza os filetes congelados com sal, salsa e uma casca de limão.
Escorra e pique os filetes na picadora ou esmague-os muito bem, com um garfo. Pique a cebola e leve a alourar na margarina. Junte o peixe e deixe refogar um pouco. Retire do lume e adicione as gemas e o pão espremido. Misture bem. Tempere de sal, pimenta, noz moscada e raspa de limão.
Envolva suavemente as claras em castelo bem firme.
Deite o preparado numa forma com chaminé untada com margarina e pão ralado.
Coza em forno médio durante 40 minutos e desenforme passado 5.

Acompanhe com couves de bruxelas (ou outro vegetal) e molho branco.

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. É um prato a experimentar. Para crianças deve ser uma boa maneira de comerem peixe.

    ResponderEliminar
  2. É uma boa ideia, por vezes queremos variar os pratos de peixe para não ser sempre peixe cozido, no forno ou filetes de pescada fritos, é uma alternativa que me parece muito boa.
    Aproveito para convidá-la a visitar o meu blog, ainda é novinho mas já tem algo que se possa ver.
    www.momentosdacris.blogspot.com,
    espero sua visita!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu sempre fiz este pudim, que aprendi com a minha mãe. Também pode ser feito com batata cozida e depois cortada em pedacinhos pequenos ,em vez do pão ( assim aproveitam-se batatas que sobrem ). Em qualquer das versões , junto a cebola picada com um pouco de salsa , mas não a refogo , vai crua e depois coze com o calor do forno.

    ResponderEliminar
  4. Até o meu marido que não gosta assim muito de peixe deveria adorar este prato! :-)

    ResponderEliminar
  5. vou ter de experimentar este prato de peixe... gosto muito do teu blog, adicionei-te aos meus favoritos... beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá! Gostei da receita, vou experimentar.
    Gostava de saber para quantas pessoas dá estas doses?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eu,

      A receita dá para cerca de 3 a 4 pessoas.
      Espero ter ajudado.

      Joana

      Eliminar
  7. carmencita20:36

    ola a minha duvida ficaram nas claras o q fazer com elas ,parece bom espero q me respondas obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bato as claras em castelo e com muito cuidado junto ao preparado antes de ir ao forno. Fica muito bom.

      Eliminar
  8. Anónimo17:43

    Gosto muito desta receita e vou fazer, antes fiz o pudim
    frances
    que estava uma delicia

    ResponderEliminar

Imprimir