Agora que tenho uma horta (algo de que vos falarei um destes dias!), dou comigo a ter de consumir e arranjar novas formas de consumir os produtos que de á trago. Bem, na realidade não é muito diferente do que já fazia com aquilo que vinha da horta dos avós, mas na minha horta há outra variedade de produtos que os avós não tinham, como é o caso das beterrabas.
Depois dos pickles, outra experiência, destas vez em chips, juntamente com batata doce e que acompanharam lindamente salmão. E sim, são deliciosas, com um sabor muito diferente e tenho a certeza de que aqueles que dizem não gostar de beterraba se vão rendera comê-las desta forma.
Ingredientes para 2 pessoas:
2 beterrabas
1 batata doce
Flor de sal q.b.
Preparação:
Lave bem as beterrabas e a batata doce, esfregando com uma escovinha de modo a retirar toda a terra e impurezas da casca.
Com uma mandolina ou uma faca, corte – as em fatias finas (atenção, não junte as beterrabas à batata doce para não ficar tingida). Seque bem com papel de cozinha e leve a fritar, primeiro a batata doce e depois a beterraba em óloe vegetal quente até ficarem bem fritas.
Escorra sobre papel absorvente e tempere, enquanto quentes com flor de sal.
Sirva como aperitivo ou como acompanhamento de carnes ou até peixe como salmão grelhado.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Olá Joana :) Acha que se poderão fazer no forno ao invés de fritas? Eu costumo colocar as batatas bem fininhas no forno e pincelar com um pouco de azeite e tomilho ou oregãos e fica bom. Funcionará bem com a beterraba?
ResponderEliminarBoa ideia essa da beterraba feito chips! Farei! Beijos!
ResponderEliminarParecem óptimas, vou experimentar.
ResponderEliminarOlá Joana!
ResponderEliminarSerá que não tem nenhuma receita de compota de beterraba? Já pesquisei na net e encontro muito pouca coisa sobre o assunto, e tenho imensas beterrabas, algumas das quais gigantes para gastar.
Desde já agradeço a atenção.
Bjs.
Ervilha,
EliminarRealmente há quem faça compota de beterraba. Deve tratar com se fosse outro qualquer tubérculo e fazer igual ao doce de batata doce ou à compota de cenoura. Era o que eu faria.
Ou então ralar a beterraba, e para 1kg de beterraba ralada juntar 700g de açúcar amarelo, pau de canela e casca de limão e levar ao lume até ficar com a consistência desejada.
Não sei como ficaria... mas é capaz de resultar!
Um beijinho,
Joana