Pato Assado com “5 especiarias chinesas” e Batata Roxa com Esparregado de Acelgas

Já sabemos, há algum tempo, que nada vai voltar a ser como dantes. Que é quase impossível que melhores ao ponto de nos voltares a fazer o teu bolo de laranja, os croquetes de batata ou um arroz de bucho.
A tua voz é cada vez mais sumida e o teu sorriso menos frequente. Estás cada vez mais queixosa e o teu olhar tem já momentos de distância, apesar de se iluminar de cada vez que nos vês, principalmente ao pequenino Zé Maria.
Acredito que estejas cansada e que te apeteça desistir, que já não te apeteça fazer um esforço para a fisioterapia, para melhorares. Mas nós não gostamos de te ver assim. Um dia porque já te custa agarrar o telefone, no outro porque temos de fazer um esforço enorme para que acompanhes as nossas conversas, ou noutro porque pareces perdida sem saberes o que almoçaste. Nós podemos parecer mauzinhos, porque te dizemos que tens de te esforçar, de fazer um esforço apesar dos teus queixumes constantes de que não és capaz.
Não podes desistir. Não podes querer desistir. Não podes achar já que estás cansada.
Ainda temos tanto para te dizer, para te mostrar, para conversar contigo. E tu tens ainda tanto para nos dar. Não te canses de viver. Promete que não desistes de viver, querida avó.
Ainda não.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pernas de pato
1 colher de sobremesa de “5 especiarias chinesas” (Chinese 5 spice), ou use uma mistura de cominhos, cravinho, canela e gengibre
Sal e pimenta q.b.
10 batatinhas roxas
1 molho de acelgas
2 dentes de alho
1 colher de sopa de farinha
Leite q.b.
Vinagre q.b.

Preparação:

Tempere as pernas de pato com um pouco de sal e pimenta e esfregue-as bem, com as “cinco especiarias chinesas”. Coloque as pernas de pato num pirex ou assadeira, junte as batatas roxas cortadas ao meio e temperadas com uma pitada de sal, e leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 45 minutos a 1 hora. A gordura que se vai libertando do pato ajudará a caramelizar as batatas, pelo que não necessita de acrescentar mais nenhuma gordura.
Entretanto coza as acelgas em água temperada de sal. Assim que estiverem cozinhadas escorra-as bem e parta-as em pedaços mais pequenos.
Descasque e esmague ou pique finamente os dentes de alho e leve-os ao lume num tacho com um pouco de azeite. Quando começarem a querer fritar acrescente as acelgas e deixe-as saltear durante alguns minutos . Acrescente a farinha envolvendo bem e um pouco de leite, deixando engrossar um pouco. Triture tudo com a ajuda da varinha mágica até obter uma mistura lisa e homogénea. Retifique de sal e pimenta e acrescente mais leite se necessário até obter a consistência desejada. Mesmo no final acrescente um pouco de vinagre a gosto e deligue.
Sirva o pato com as batatinhas assadas e o esparregado de acelgas.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. hummmmmm de dar agua na bok!!!!

    ResponderEliminar
  2. Que bela receita!!
    Na Monte Alegre temos sugestões que te auxiliam a cozinhar em sua casa, ou em seu estabelecimento, com mais facilidade! Visite nosso site!!

    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  3. Adorei suas receitas...parabens pelo blog..

    ResponderEliminar
  4. ...E para ti, Joana, um grande abraço, e um sussurro carinhoso ao teu ouvido: tem coragem!... Aproveita cada dia, como se fosse o último. Certamente naquele dia a tua avó não terá dúvidas de que a amas muito.
    Um beijinho,
    Ariana

    ResponderEliminar
  5. onde se podem comprar as especiarias?

    ResponderEliminar

Imprimir