Sumo de Beterraba com Laranja


Nada melhor do que um sumo natural. De manhã ao pequeno almoço ou num brunch de fim de semana, a acompanhar um almoço mais ligeiro, no lanche da tarde ou ao jantar. Um sumo preparado com fruta verdadeira e um pouco de água. Não precisa de ser “detox”, nem ter propriedades especiais. Basta que seja saboroso, refrescante e colorido. E que seja o complemento perfeito para a refeição que estamos a servir.
Uma mesa bem posta na varanda, no jardim ou no terraço, cheia de coisas boas e uns jarros cheios de sumo colorido são tudo o que precisamos para logo nos sentirmos mais felizes.
A combinação de laranja e beterraba pode parecer estranha. Mas há muitas outras à espera de serem inventadas, misturadas e saboreadas.
Mas uma coisa é certa. Já viram sumo de cor mais bonita?

Entretanto é já este sábado, dia 23, pelas 15h30, que estarei na horta da Terra Fresca em Coimbra (Bencanta) para mais um Atelier de Culinária, desta vez dedicados a receitas variadas com fruta e e hortícolas. Para se inscreverem ou para mais informações  geral.terrafresca@gmail.com.


Ingredientes para cerca de 1,5 litros:

1 beterraba com cerca de 200g
4 laranjas grandes e sumarentas
açúcar q.b. (opcional)
água q.b.

Preparação:

Lave bem a beterraba e embrulhe-a, sem a descascar, em papel de alumínio. Leve-a a assar em forno quente durante cerca de 1 hora ou até estar macia. (Não vale a pena ligar o forno apenas para assar a beterraba. Seria um enorme desperdício de energia. Aproveite para o fazer quando ligar o forno para fazer um bolo ou pão, ou assar carne ou peixe. Depois de assada a beterraba aguenta-se algum dias no frigorífico até ser consumida. Optar por cozer a beterraba em vez de a assar é totalmente diferente, uma vez que a beterraba assada se torna muito mais doce e com menos sabor a “terra” do que a cozida.)
Depois de a beterraba estar assada pele-a e corte-a em pedaços pequenos. Descasque as laranjas e corte-as também em pedaços.
Coloque a laranja e a beterraba no copo liquidificador e triture um ou dois minutos até obter uma mistura cremosa e espessa. (Se não tiver liquidificado pode usar a varinha mágica).
Misture depois a água até obter cerca de 1,5 litros de sumo. Verifique se necessita de açúcar(pessoalmente não acrescento), mexa bem e leve ao frigorífico.
Sirva bem fresco.


Bom Apetite!

17 comentários :

  1. Anónimo09:32

    Adoro a cor da beterraba! Beterraba e laranja não é uma combinação estranha, e é muito saborosa. Também costumo fazer esta combinação, quer em sumo, quer em bolos (mesmo por vezes perdendo a cor viva). Uma boa introdução para quem não conhece a beterraba, ou não gosta de legumes. Comer frutas e legumes coloridos, faz bem à saúde e também ao "bronzeado"! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Para nós pode não parecer estranha, mas acredite que o é para muitas pessoas...
      E o sumo tem realmente uma cor linda além de fazer bem.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Que sumo bom e com uma cor linda,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.com
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Jennifer Oliveira12:25

    Esta vou ter mesmo de testar. Há algum tempo fiz também um sumo de beterraba e laranja mas com beterraba crua. Ficou intragável. Não consegui beber. Este com a beterraba assada deve ficar delicioso e será uma ótima forma de experimentar, pela primeira vez, a beterraba assada.
    No domingo para o almoço com os amigos, fiz a picanha ao sal e os acompanhamentos tal como lhe tinha dito. Ficou muito boa! Todos gostaram. De entradas, fiz o dip de abóbora assada e os charutinhos de alheira e maçã e para a sobremesa, a pavlova de natal. Ficou tudo aprovado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jennifer,

      Fico feliz por o almoço ter corrido bem! Cá em casa essa picanha faz sempre sucesso.
      Quanto ao sumo, confesso que beterraba crua no sumo não gosto. Beterraba crua só em saladas e mesmo assim... não há nada que chegue à beterraba assada. Experimente e depois diga alguma coisa.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Mas que aspecto e que delicioso deve ser :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito saboroso. A cor é linda e salta à vsta!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Sempre faço, é uma delícia!
    Experimenta colocar umas folhinhas de hortelã, fica delcioso, eu adorooo!
    Um abraço e linda semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Teresa,
      lembrei-me mesmo de colocar hortelã, mas a minha ainda está mirradinha e não dá ainda para utilizar. Experimento para a próxima vez.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. deve ser bom.
    nunca experimentei.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lu,

      Experimente. É uma combinação fora do habitual, mas vale a pena.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Devido a um grande estado anémico, faço quase diariamente sumo de beterraba normalmente com laranja e morango, mas faço com ela crua. Vou fazer assim para ver como é pois realmente a cor linda que este sumo tem esconde o sabor que a beterraba lhe dá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pinta Roxa,

      Eu não sou particularmente fã do sabor da beterraba crua. No entanto, quando usada em versão assada, acho que fica muito melhor e adapta-se a qualquer preparação culinária.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Bem fresco e super nutricional! Já fiz bebidas com beterraba, mas tal como a Pinta Roxa, tb a usei crua e tb coloquei cenoura! Fica mesmo bom :) E essa cor é mesmo apelativa! Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,

      A cor fica mesmo bonita. Como respondi à Pinta Roxa, prefiro o sabor da beterraba assada a crua e é quase sempre assim que a utilizo.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Já fiz esta receita é muito bom. Deixo aqui o link do meu blogue: omeublogueassextas-A jasmim

    ResponderEliminar

Imprimir