9 anos depois…

Fotografia da autoria da minha amiga e maravilhosa fotógrafa Ana Pastoria - www.anapastoria.com

Parabéns a este blogue que completou esta semana 9 anos de vida. Parabéns aos meus leitores, que aqui vêm regularmente e fazem com que tudo isto seja mais do que apenas “o meu espaço” de partilhar as receitas que se fazem aqui por casa, mas seja um espaço nosso, aberto e disponível a todos.
9 anos que originaram, até ao momento 4 livros de receitas. 9 anos que vivem os altos e baixos da blogosfera, das vistas, dos comentários, do mundo em geral e do meu mundo em particular.
9 anos de partilha diária de receitas, de histórias, de desabafos e até de maus humores.
9 anos que viram nascer o Zé Maria, e seguem o crescimento na barriga do pequeno António.
9 anos que são em anos de blogue quase uma vida. 9 anos de trabalho e dedicação apenas porque sim, e porque o blogue é uma extensão da minha vida e uma partilha que me dá muito mais do que aquilo que ofereço.
Passaram 9 anos desde o dia em que, sentada na minha mesa da sala, pensei que “era engraçado fazer um blogue de receitas”. Passaram 9 anos e eu ainda tenho a mania de encarar isto como uma pequena brincadeira, um hobby e quase que me esqueço que este blogue, e estas pessoas que aqui vêm mudaram a minha vida e me deram um rumo que eu nunca pensei seguir.
9 anos de um trabalho que não parece trabalho, mas que dá algum trabalho.
9 anos de muitos leitores regulares e de muitos leitores ocasionais.
9 anos de ver crescer blogues, de ver desaparecer blogues e de ver nascer muitos e muitos blogues.
9 anos de gostar muito disto, mas de às vezes achar que há qualquer coisa que não está muito bem.
9 anos a tentar fazer com que as pessoas tenham ideias, de dar sugestões e de lhes dar um pouco desta minha enorme paixão por cozinhar.
9 anos que me trouxeram workshops que gosto muito de fazer, e onde posso realmente conhecer os leitores, dar dois dedos de conversa e passar uma tarde divertida entre tachos e panelas.
9 anos de momentos nem sempre fáceis, com alguns projetos que acabaram a ficar pelo caminho por culpa de muitas circunstâncias da vida e porque cada um de nós é que tem de estabelecer as suas prioridades.
9 anos que resultaram neste blogue, tal como ele está e tal como ele é. Um blogue que é apenas e só uma casa aberta com receitas e histórias onde cada um pode estar à vontade e procurar o que deseja.
9 anos que são uma história de amor. Entre mim e este blogue. Entre alguns de vocês e este blogue e, em alguns casos entre mim e os meus leitores.
9 anos que têm um balanço muito feliz porque devemos sempre ser felizes com as nossas escolhas, porque só assim a nossa vida deve fazer sentido.
9 anos e com vontade de continuar, apesar de as coisas não serem as mesmas de há 9 anos atrás.
9 anos e ainda ideias, vontade e projectos novos.
9 anos com vocês, para vocês e algumas vezes por vocês.
9 anos que dedico inteiramente aos meus queridos leitores que me permitiram chegar aqui e que me permitem ter vontade de continuar.
9 anos. Quase 2300 receitas publicadas. Mais de 30 mil comentários. 4 livros de receitas editados. E cada um, único e singular dos meus leitores.

Parabéns para nós. Obrigada por me acompanharem neste caminho.

39 comentários :

  1. Muitos parabéns! E que venham mais 9, mais livros, mais receitas... todos os dias. É dose! :)

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns e que continue por muitos mais, bjs

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!! Mts mts parabens!! O seu trabalho e carinho e fantastico!! Pena ainda nao ter feito um workshop em castelo branco 😁
    De resto gostava de agradecer a sua companhia todos os dias.. O apoio que sem saber me da ao longo destes anos e a paixao que juntas partilhamos!! Sem nos conhecermos.. Dividimos tds os dias o mm espaço por algum tempo e ate algumas duvidas e receios!! Parabens!! Que conte mts mais anos neste mundo da blogoesfera nao so!! Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Claudia Jorge09:43

    Bom dia minha querida Joana...Muitos parabéns a nós todos mas principalmente MUITOS PARABÉNS À JOANA, porque sem si nada disto era possível. Pela mulher que é, sempre atenta aos seus leitores, sempre disponível para ajudar o próximo e sempre aberta a sugestões das pessoas que a seguem. É maravilhosos seguir os seus blogues, porque temos sempre uma resposta da sua parte. Muito obrigada, que continue sempre a trabalhar desta forma. É maravilhoso ter todos os seus livros, que são sempre diferentes, e mesmo assim consultarmos os seus blogues todos os dias porque são uma partilha para alem das receitas e das dicas de economia doméstica. Sentimos, pelo menos falo por mim, que fazemos parte da sua vida. O que é uma forma de muito amor e carinho por quem a segue. Mais uma vez parabéns. E que continue sempre desse lado. Muitas felicidades para si e para a sua família. Muitos beijinhos para si e principalmente para o Zé Maria e o António...Sejam sempre muito felizes...

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Joana :) Conto vir aqui, todos os dias, durante mais 9 anos, mais 9, mais 9, mais....Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo blog maravilhoso!
    Conto vir aqui muitos mais anos!

    ResponderEliminar
  7. PARABÉNS! 9 Anos?!... Eia!!!...
    Há então, pelo menos 5 anos que, venho ver a receita do dia... Foi qdo ouvi num programa de rádio uma "bloguer" de Coimbra (aqui mm!)... e sobre cozinha... Um Livro... Hum!!!
    e Depois... foi "um amor construido"... das suas partilhas "de vida"... com que me identifico tão próxima... Ou das receitas que (por preconceito, ou não!) me fazem engelhar o nariz logo à partida... Mas o "respeito" pela sua honestidade e transparência (no que AFINAL interessa!)... Faz-me continuar por aqui tds os dias...
    Parabéns MESMO!... Continue sempre...

    ...mm q alguns dias esteja menos animada... não desista! pq Todos temos dias desses... Mesmo!

    Beijinhos Dina Luis

    ResponderEliminar
  8. Anónimo09:56

    Muitos parabéns e que venham mais uns quantos! 9 anos é uma grande marca e só posso desejar-lhe tudo de bom. Ao consultar as receitas mais antigas, vejo que o blog evoluiu sem perder a sua essência. Continuo a achar que inspira os seus leitores, levando-os a cozinhar, a experimentar coisas novas, dando ideias/sugestões para presentes caseiros, e ideias de poupança (A Economia cá da Casa). As coisas evoluem, as pessoas evoluem e crescem, e só posso desejar que mantenha a mesma paixão com que iniciou esta aventura. Mantenha-se fiel a si própria, pois é o que coloca de si neste blog, que faz com que as pessoas se identifiquem com ele. Um grande beijinho para si e para todos os que a acompanham nesta aventura, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns Joana. Que venham mais uns quantos anos cheios de sucesso e felicidade. Há dois anos que sigo o blogue e que sempre que faço receitas novas, venho aqui "roubar". Obrigada por fazer parte do meu dia a dia. Por as suas receitas serem "minhas" e fazerem parte do meu dia a dia, permitindo que sejam partilhadas com amigos e família. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Cristina10:18

    Muitos parabéns,. Joana!! Não a acompanho há 9 anos, é certo ... aliás, há 9 anos nem sabia que existiam estas "coisas" dos blogs. Mas comecei com "As minhas receitas" e é o único de culinária que acompanho fielmente. E comecei porque a vi num programa de televisão e fiquei rendida... Fixei o nome do blog e fui espreitar. Depois disso, não perdi nem uma receita. Entretanto, vi uma entrevista na revista "Magazine" do Continente e percebi que morava em Coimbra. E um dia "descobri-a". E noutro dia interrompi a sua paz e a da sua família enquanto tomavam café numa esplanada, para pedir "socorro". Precisava mesmo de ajuda, porque não tinha telemóvel! É tão bom encontrar as pessoas certas quando precisamos! Foram inexcedíveis! Bem hajam!
    Entretanto, consegui comprar todos os seus livros. Há muito tempo que não compro livros para mim, com exceção dos seus.
    Obrigada por tudo!! Desejo-lhe tudo do melhor e espero que continuemos por aqui por muitos muitos anos.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo10:21

    Muitos parabéns Joana e que venham mais nove anos, mais livros mts receitas e dicas muitas felicidades

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns Joana! É um privilégio poder ler-te e aprender tanto contigo! Continua por cá durante muitos e longos anos :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Anónimo10:43

    Parabéns e continue sempre assim!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:47

    Joana,
    Mais do que dar-lhe os Parabéns pelos 9 anos de bloque, eu deixo-lhe um OBRIGADA! Obrigada
    pelo tempo que investe a pesquisar, a experimentar, a conferir e transmitir aos seus leitores conhecimentos e truques, as receitas de todos os dias e aquelas para momentos especiais.
    Obrigada por ser genuína na forma como mantém a vida deste blogue, sempre em consonância com as suas vivências quotidianas e os seus sentimentos.
    Obrigada pela confiança que deposita nos seus leitores ao partilhar aqui pedacinhos da sua vida.
    E agora: Parabéns. Parabéns pela evolução do blogue, que está cada vez melhor, e parabéns pela família linda que construiu (construíram). Parabéns pelos nove anos e que venham muitos mais!
    Raquel

    ResponderEliminar
  15. Anónimo12:03

    Muitos muitos parabéns e continuação de muito sucesso!
    Beijinhos
    Cris

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabéns pelos 9 anos.
    E obrigada pela ideia, pela partilha e por todo o trabalho.
    É certo que todas as receitas que faço a partir daqui saem todas bem!
    Continuação de muito sucesso!
    Martaf

    ResponderEliminar
  17. Para além dos 9 anos está o que para mim é mais importante, é que todos os dias sempre nos brindou com uma receita. Mesmo depois de ser mãe, e com todo o trabalho que todas nós sabemos que dá, continuou sempre por aqui. Isso é de louvar! A Joana tem um blogue como eu gosto e com receitas à altura de todos, acompanhadas de fotografias reais. Parabéns, venham muitos mais.

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns! Que venham outros tantos cheios de boas sugestões.
    bjinho

    ResponderEliminar
  19. Anónimo15:25

    Parabéns e continue.

    Beijinho
    Rosalina

    ResponderEliminar
  20. que venham mais 9...e mais 9...e mais 9 :)

    ResponderEliminar
  21. Joana, cheguei ao blogue através do Feito em Casa, que requesitei na Biblioteca. Já passaram 4 a 5 anos, não me lembro bem e sei que todos os dias aqui venhodesde esse tempo. Obrigado por tudo, beijinho

    ResponderEliminar
  22. Anónimo19:06

    Parabéns Joana! Agora a comida na minha casa é muito mais saborosa, graças ás suas receitas, continue e boa sorte! :)
    Sílvia

    ResponderEliminar
  23. Olá Joana, cheguei a este blog há uns seis ou sete anos atrás. Na altura, procurava por uma forma de usar as muitas curgetes e abóboras que tinha em stock. Uma pesquisa no google conduziu-me a este maravilhoso cantinho. Desde aí, sigo-o "religiosamente". Este espaço não é só um blog de receitas, é um blog de histórias. De histórias, de vidas, e de histórias de vida. E tudo muito bem emoldurado pelas maravilhosas iguarias com que nos brinda. O resultado desta combinação de "ingredientes" é uma receita perfeita. Pelo menos, para mim. Muitos Parabéns! E muito obrigada.

    ResponderEliminar
  24. Eu é que agradeço por este blogue existir (e o mano "A economia cá de casa"), pelas suas ideias e sugestões de receitas, pelas dicas de economia caseira e pelas partilhas de vida... Há 9 anos que a Joana faz parte da minha vida e, sem nunca nos termos visto, entrar no blogue é como entrar na casa de uma amiga. Obrigado por estes 9 anos, que venham outros tantos! Um beijinho muito grande de parabéns, para si e para a família que a apoia e lhe dá a alegria necessária para um trabalho destes!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo22:17

    Olá Joana muitos parabéns por este fantástico e inspirador blog. Não imagina a quantidade de receitas que eu já copiei e que servi e ofereci aos meus familiares e amigos que se sentiram reconfortantes com a minha comida. Há uns cerca de 5 ou 6 anos atrás eu não sabia nem gostava de cozinhar. Hoje é das coisas que mais gosto de fazer e que me faz mais feliz. A Joana e este blog foi parte dessa minha evolução na culinária.
    Espero em breve conhecê-la pessoalmente num workshop.

    Beijinhos e felicidades,
    Raquel

    ResponderEliminar
  26. Anónimo23:18

    E já lá vão 9 anos que a sigo! !! Venham mais 9. Parabéns e obrigada por tanta dedicação e partilha. beijinhos.
    Cristina Costa

    ResponderEliminar
  27. Joana,
    Há 9 anos que te sigo, como já to disse, quando estava em casa a tratar dos meus gémeos e nos raros momentos de sossego podia dar-me ao luxo de navegar na internet. Não me torno visível a maioria das vezes, mas venho cá todos os dias. Assim como um vício bom de que não conseguimos escapar. Já sabes também que foi por conhecer o teu que criei o meu próprio blog. E que bem que faz, partilhar e somar as nossas próprias conquistas.
    Um bj!
    Babette

    ResponderEliminar
  28. Parabens, foi um dos primeiros blogs de culinária que conheci, mesmo antes de criar o meu :)

    ResponderEliminar
  29. Parabéns por estes 9 e que venham muitos mais!
    O teu blog foi dos primeiros que conheci, ainda antes de sonhar sequer vir a ter o meu. E é daqueles a que volto sempre :)
    Beijinho
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
  30. Muitos parabéns! Já experimentei várias das suas receitas e ficam sempre aprovadas :) Continuação de um excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  31. Anónimo09:43

    Muitos Parabéns pelos 9 anos! Que venham mais 9, 10, 20, 30... Que venham mais livros e mais workshops. Que o sucesso dos blogues e dos livros continue e perdure. Que continue a fazer parte da nossa vida e nós da sua. Muito sucesso!
    Beijinhos de quem a acompanha há 8 anos (altura em que conheci o blog),
    Jennifer Oliveira

    ResponderEliminar
  32. Muitos parabéns! E que venham mais 9!!!

    ResponderEliminar
  33. Bom dia e Parabéns. Muito obrigada pela partilha que faz.
    Bjs
    Ana


    Ana

    ResponderEliminar
  34. Bom dia e Parabéns. Muito obrigada pela partilha que faz.
    Bjs
    Ana


    Ana

    ResponderEliminar
  35. Parabéns Joana! 9 anos de um excelente trabalho cheio de dedicação, esforço e carinho. Foi este blog um dos poucos que me incentivou a começar a cozinhar e brincar na cozinha. Que se celebrem muitos mais :)

    beijinho,ines

    ResponderEliminar
  36. Muito Obrigada a todos pelas palavras sinceras e simpáticas.
    Obrigada mais uma vez por tornarem tudo possível e por me incentivarem a continuar por aqui, todos os dias.
    Obrigada por se darem ao trabalho de comentar e de partilhar as vossas experiências.
    Um grande beijinho a todos!
    Joana

    ResponderEliminar
  37. Joana, estive agora a fazer as contas e acompanho-te há 9 anos. Lembro-me de o pesquisar antes de ir para Angola, que foi em finais de 2006. É notável manter o blog numa base diária durante este tempo todo. Muitos parabéns e felicidades para a família :)

    Beijinho,

    Daniela (migas com gindungo)

    ResponderEliminar

Imprimir