Esparguete à Carbonara (uma versão do Raymond Blanc)


Não me farto de dizer que, para fazer o jantar ou o almoço em poucos minutos, basta ter na “cartola” algumas receitas rápidas e saborosas.
Com dois ou três ingredientes disponíveis é fácil alimentar a família, sem termos de recorrer a um take away ou ao restaurante perto de casa.
As massas alimentares são sempre um recurso barato e acessível que todos temos em casa, nas suas mais variadas formas e feitios, integrais ou sem glúten, simples com com cores e sabores.
E depois os ovos, o meu ingrediente favorito, que nos ajudam em tantas receitas e que cada vez mais se sabe ser um alimento nutritivo, completo e equilibrado.
Juntamos mais duas ou três coisas que podem estar na nossa despensa (como as natas, tenho sempre um pacotinho de natas ligeiras em casa) e o bacon (que costumo guardar congelado em fatias para algumas “emergências” alimentares!)
E assim, mesmo quando se chega a casa à 20h30, sem saber o que é o jantar, se consegue, em cerca de 15 minutos ter uma refeição na mesa para toda a família. (Sim, com natas e bacon, mas um dia não são dias….)
Esta é uma das minhas receitas rápidas para usar em caso de emergência!


Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de uma receita do Chef Raymond Blanc)

175g de esparguete
75g de queijo parmesão ralado na hora
10 fatias de bacon (usei sem courato)
2 ovos
100ml de natas
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Leve o esparguete a cozer em água temperada de sal até ficar al dente.
Numa frigideira anti aderente cozinhe o bacon, sem adicionar gordura, até ficar chocante. Retire e corte em pedaços grandes. Reserve.
Bata os ovos com as natas e tempere-os com sal e pimenta e junte depois metas do parmesão ralado.
Assim que o espaguete esteja cozinhado escorra-o bem e coloque-o de novo no tacho ainda quente. Junte de imediato a mistura de ovos e natas ao espaguete e envolva bem. O calor residual do tacho e da massa quente são suficientes para cozinhar os ovos e derreter um pouco o queijo. Retifique de pimenta.
Divida depois o espaguete pelos pratos acrescente o bacon em pedaços e termine com um pouco mais de parmesão ralado na hora.


Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Anónimo10:47

    Apesar de ser simples, nunca consigo acertar com esta receita. Vou experimentar esta versão, e como menciona, dias não são dias. É sempre bom ter receitas rápidas, para situações em que o tempo é escasso para cozinhar, ou para quem está a dar os primeiros passos na cozinha. Um bom fim de semana e um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:27

      Fiz hoje o risotto de favas, com vinho branco, mas não foi acompanhado da morcela. É bom, e foi a 1ª vez que fiz risotto como manda o figurino. Não sou de fazer sugestões, mas experimente ver a receita do "Creme de favas e maçã verde e poejo" do Figo Lampo. Fiz a receita, adaptada com maçã golden verde, e achei-a bastante leve e aromática. Afinal, tinha que usar o resto das favas! Assim, com estas influências, vou aprendendo a cozinhar ingredientes de outra forma, variando os sabores e combinações. Um grande beijinho, Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Sara,

      Muitas vezes, quando fazia esta receita acabava com ovos mexidos em vez de um molho cremoso. Acho por isto esta versão, mais simples e em que fica o molho cremoso que se deseja.
      Estou muito curiosa em relação à receita desse creme de favas. Vou ver e experimentar, agora que tenho ali quase dois kilos de favas para gastar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo11:19

    Bacon chocante??????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para algumas pessoas o bacon pode ser chocante...
      Neste caso é apenas crocante... com uma correção estranha do corretor ortográfico automático!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. meu Deus mas que D E L Í C I A!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Há receitas que devemos ter sempre à mão!
      Esta é uma dessas.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Por acaso também é umas das receitas que tenho na manga para aqueles dias em que preciso de uma refeição rápida :) Adoro!!!
    Bjs
    Romã :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Romã,
      Mais rápido do que isto é impossível.
      Também a acho perfeita.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Hum maravilhoso, rápido e fácil, Adore!

    ResponderEliminar

Imprimir