Popsicles de Cheesecake de Morango


Com o calor a vontade dos gelados. E os primeiros gelados do ano têm o sabor dos morangos biológicos da horta.
Sabor diferente do habitual, num gelado que não precisa de máquina nem de equipamento especial. Poucos ingredientes, alguns minutos a preparar e depois de umas horas no congelador um gelado com sabor a cheesecake de morango.
Uma maneira de comemorar a chegada do fim de semana, de cozinhar com os mais pequenos e de fazer uma sobremesa fresca, com ingredientes comuns.
E espero encontrar-vos no domingo, na feira do livro de Lisboa, de gelado na mão (ou não!). 
Bom fim de semana.

(Domingo, dia 7 de Junho, estarei mais uma vez na Feira do Livro de Lisboa, pelas 16h30, no pavilhão da Esfera dos Livros para os habituais autógrafos.)

Ingredientes para 7 popsicles:

200g de morangos
250g de mascarpone
200ml de natas (usei natas com baixo teor de gordura)
120g de açúcar em pó

Preparação:

Numa taça coloque o mascarpone e bata com a batedeira eléctrica até ficar cremoso. Junte depois as natas (que não precisam de estar frias), 80g de açúcar e bata novamente até tudo estar bem incorporado e obter uma mistura cremosa.
Entretanto lave bem os morangos e retire-lhe os pés. Corte-os e pedaços e com a ajuda da varinha mágica triture-os até ficarem completamente desfeitos. Misture o restante açúcar e reserve.
Divida depois cerca de 1/3 da mistura de mascarpone pelas formas de popsicles. Em seguida, sobre a mistura de mascarpone divida metade da mistura de morangos. Volte a colocar 1/3 da mistura de mascarpone, os restantes morangos triturados e termine com o restante creme de mascarpone.
Leve depois a mistura ao congelador algumas horas - de preferência de um dia para o outro.
Quando quiser servir, basta desenformar cuidadosamente os popsticles.
(Se não tiver estas formas próprias para gelados, que encontra com relativa facilidade à venda em qualquer grande superfície, poderá fazer em copos de plástico, por exemplo, ou em versão de cortar à fatia colocando o gelado em camadas numa forma de bolo inglês).


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Anónimo09:44

    Uma ideia bem fresquinha, e muito bem-vinda para estes dias quentes! E simples de fazer, sem complicações, como eu gosto. Mais uma para experimentar com morangos ou outra fruta que tiver em casa. Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:52

      Fiz este fim de semana, e posso dizer que é MUITO BOM! Foi feito na numa caixinha de plástico, e depois desenformado. Deve ficar bom com alperces, pêssegos, framboesas, amoras silvestres, mirtilos, etc. Também fiz o bolo de iogurte com laranja e água de rosas, e ficou muito aromático e fofinho, quase parecia um "pão de ló" (foi misturado à mão com a vara de arames), também MUITO BOM! Tudo aprovado, com muito sabor e feito sem grandes complicações. Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Sara,
      é realmente fácil de adaptar e muito refrescante.
      Por aqui o Miguel não gostou muito, disse que precisava de mais açúcar - para mim achei bem, apesar de na receita até indicar um pouco mais de quantidade do que aquela que efetivamente usei.
      Fico sempre feliz por saber que Sara aprova as receitas que se vão fazendo por aqui.
      Um beijinho.
      Joana

      Eliminar
  2. Uau, estes dá imensa vontade de fazer :) Têm um ar super apetitoso! Por cá (Aveiro) o calor ñ tem aparecido, espero que chegue em breve p eu fazer este geladinho :) Bjinhos e bom fds! P.S. - ainda ñ obtive resposta ao meu email sobre a tarte de amêndoa e framboesas, ñ o viste? Queres q envie de novo? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,
      Por estes dias Coimbra também não tem estado a cidade mais quente, mas um geladinho cai sempre bem.
      Quanto a esse mail, tinha quase a certeza de que já te tinha respondido.
      Vou voltar a ele!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Obrigada Joana :) Até há pouco ainda ñ tinha recebido a tua resposta, mas já volto a espreitar :) Bjinhos e thanks pela simpatia e disponibilidade! Bom fds!

      Eliminar
    3. Anjo de Mel,
      Lembro-me desse email, mas não o consigo encontrar... é por isso que ainda não respondi. Se puderes envia de novo.
      Um beijiho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir