“Iogurte” de Leite de Coco e Papaia


Ultimamente, com o numero crescente de livros, receitas e até blogues de comida “saudável”, comecei também eu a descobrir novos usos para outros ingredientes. É o caso do leite de coco. Até aqui, as latas de leite de coco eram essencialmente usadas para o caril, e para uma ou outra sopa de inspiração mais oriental. Ocasionalmente alguma sobremesa, mas algo mais raro.
Depois descobri o “chantilli” de coco, feito com a parte mais sólida do leite de coco - e perfeito para usar por aqui, porque há quem não coma natas normais. E com o “chantilli” de coco ou natas de coco, descobri logo de seguida um sem número de usos que nunca me tinham passado pela cabeça para usar o leite de coco em lata.
É ideal para quem não tolera laticínios e consequentemente as natas, (e quem faz uma dieta vegan ou até paleo).
Das ultimas utilizações foi, juntamente com fruta para fazer uma espécie de “iogurte”, que tanto serve para um brunch ou pequeno almoço, como uma pequena sobremesa.
E tão bom como descobrir estes usos para o leite de coco, foi descobrir estas tampinhas reutilizáveis da Kochblume, as Stretchii, perfeitas para tapar a lata de leite de coco e colocar no frigorífico, mas também para utilizar em garrafas, latas de tomate pelado e outras coisas que tal. Têm 3 tamanhos e têm sido de uma enorme utilidade aqui por casa, pois além de permitirem prolongar a vida de alguns alimentos sem estes se estraguem são realmente muito práticas e depois de passar por água podem usar-se uma e outra vez. Duas boas descobertas num só post!
Espero que gostem!


Ingredientes para 1 pessoas:

75g de papaia ou mamão
2 colheres de sopa cheia de leite de coco (a parte sólida da lata)
frutos vermelhos e lascas de coco para servir (opcional)

Preparação:

Coloque a papaia no copo da varinha mágica e junte o leite de coco. Triture bem até obter uma mistura homogénea. Coloque numa tacinha e leve ao frigorífico durante 1 ou 2 horas. (Não é obrigatório e poderá comer logo de seguida, mas se gostar que fique mais firme, vai gostar de comer depois de algum tempo o frigorífico).
Coloque os frutos vermelhos a gosto e as lascas de coco e sirva de imediato.


Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Anónimo10:37

    Excelente ideia! Adorei a receita, vou "copiar", à semelhança de muitas outras!
    Como faz o dito “chantilli” de côco? Nunca faço porque o marido não gosta de natas.... com esse “chantilli” talvez pudesse voltar a fazer sobremesas adaptadas. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:09

    Uma boa ideia! É sempre bom encontrar novas ideias para os produtos que usamos em casa.
    Já tinha experimentado o "chantilli" de coco numa torta, com doce de abacaxi, ficando bem mais leve e fresca. Além de ser uma forma de variar, é uma alternativa a quem não pode consumir natas.
    Quanto às tampinhas, já tinha visto referências a elas, e parecem ser muito úteis.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:10

    ui!!! estas ideias para fazer alimentos alternativos são top!
    Eu, que já ouvi falar de tanta coisa, mas que não fazia ideia de como se poderia conseguir fazer...ADORO!!!

    ResponderEliminar
  4. Fiquei mesmo curiosa com o tal chantilly de coco, deve ficar delicioso (adoro tudo que leva coco), vou já investigar, obrigado :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:44

    O que não se percebe é porque razão noutros momentos e até noutras plataformas a Joana critica a crescente apetência das bloggers pela publicidade. Na verdade, está a deixar-se vergar ao mesmo. Nada a dizer, note-se, todos temos contas para pagar, mas alguns ataques que por vezes dirige a outros não lhe ficam bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Tenho alguma dificuldade em perceber exatamente ao que se refere (principalmente no que se refere a outras plataformas!). Realmente é verdade que sou bastante critica em relação a publicidade nos blogues. Principalmente quando entramos num blogue e 95% dos post escritos são publicitários, quer tenham ou não a ver com a temática do blogue. Por exemplo, o mesmo se eu desatasse a publicitar num blogue de culinária perfumes, relógios ou vitaminas e champoos.
      Na verdade uma grande maioria das contas de email dos blogues são invadidos todos os dia por marcas e produtos, todos a quererem que se fale deles. Acredite que não falo na maioria das coisas que recebo.
      No entanto o anónimo induz em erro algumas coisas. Só “publicito” mesmo produtos e que gosto e uso regularmente na minha cozinha, e que se adaptam perfeitamente à tematica do mesmo. E ao contrário do que pode pensar muitas das coisas/produtos que aqui mostro, não sou paga para falar delas. Falo porque quero, gosto e porque acho que, face a alguns email que recebo de leitores, podem ajudar as pessoas que me pedem sugestões de produtos a comprar. É o caso do post de hoje, por exemplo. Não sei se sabe que por lei, os post pagos têm de ser identificados com algo como “escrito em parceria com...”. O anónimo está a baralhar alguns conceitos, como o de falar de um produto que ne verdade é uma mais valia, com “disparar” em todas as direcções, fazendo post publicitários de todos os que nos pagam, sem olhar ao que se adapta ou não à nossa temática, e muitas vezes a “enganar” leitores. É isso que sempre critiquei e continuo a criticar e que a mim, enquanto leitora de blogues me fez afastar de alguns blogues que passaram a conter quase na sua totalidade publicidade. Os bloggers são realmente todos livres de fazer as suas escolhas, e se seguirem o caminho para o seu blogue que acham mais correto porque, tal como disse todos temos contas para pagar.
      Mas ainda respondendo à sua observação, digo-lhe outra coisa. Lutei realmente durante muitos anos contra fazer “publicidade” no blogue. E durante muito, mas mesmo muito tempo neguei todas as propostas e ofertas. Há relativamente pouco tempo passei a aceitá-las. Por vários motivos. Primeiro porque achei que há uma altura em que temos de perceber o caminho que queremos tomar e se queremos crescer à opções que gostamos menos que temos de aceitar. E isso aconteceu ao tornar o blogue num blogue do grupo iol (media capital). No entanto há principios que mantenho. Só faço o que quero e considero uma mais valia para quem me segue. Tento não “invadir” o blogue de publicidade. A essencia mantêm-se: posso falar de produtos e marcas, mas a receita diária e a essencia do blogue mantem-se. Alguma vez me viu a fazer um post publicitário sem colocar uma receita, sem escrever um texto ou desviar o blogue da sua essencia?
      Parece-me um pouco estranho vir falar assim daquilo que critico. Porque as minhas criticas e a minha opinião contra a publicidade - seja feita em publico ou em privado - sempre foram fundamentadas pelas mesmas razões que lhe dou aqui: fazer publicidade a tudo e mais alguma coisa, não respeitar os leitores com o que se publicita e perder no meio da publicidade a essencia do blogue.
      O que não fica bem, não são os “ataques que dirijo a outros (?)”, quando estou a dar a minha opinião. O que não fica bem são este género de comentários, retirados fora de um contexto, e publicados aqui sobre a forma de anonimato. Curiosamente ainda há pouco houve um encontro de blogues de culinária em que este tema foi muito falado....

      Joana Roque

      Eliminar
  6. Bem respondido, Joana :) Já ñ havia assim um 'ataquezinho' à tua pessoa aqui no blog há uns tempos :) Mas voltando ao q é importante, encomendaste essas tampas do site ou compraste nalguma loja/superfície comercial? Em relação ao Chantilly de coco, tb fiquei curiosa, pq ultimamente sempre q faço sobremesas em q utilizo natas normais, há uma certa pessoa na família q fica 'enjoada' e diz ñ conseguir c o sabor... Além disso, eu própria quero reduzir ao máximo o consumo de lacticínios. Obrigada mais uma vez pelas tuas dicas e sugestões!

    ResponderEliminar
  7. Também eu começo agora a explorar todo um mundo novo de ingredientes e de formas de cozinhar! Gostei bastante desta sugestão! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Andreia09:53

    Olá Joana, queria fazer-lhe uma pergunta. Não faz mal guardar as coisas nas latas de alumínio no frigorifico? Sempre ouvi dizer que sim, mas se calhar é mito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adorei a sugestão,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  10. Tirando a parte de que não se deve guardar as latas de aluminio no frigorifico,tudo muito bem....alías,muitas dessas embalagens referem que depois de abertas se deve retirar o conteudo e guardar em outro recipiente. Informação acima de publicidade sff...

    ResponderEliminar
  11. Tirando a parte de que não se deve guardar as latas de aluminio no frigorifico,tudo muito bem....alías,muitas dessas embalagens referem que depois de abertas se deve retirar o conteudo e guardar em outro recipiente. Informação acima de publicidade sff...

    ResponderEliminar

Imprimir