Manteiga de Amêndoa


Das coisas que podemos fazer em casa e que são tão boas (ou até melhores) do que as que compramos. Das coisas que fazemos em casa e nos ficam mais baratas e até nem dão assim muito trabalho.
Há muitas coisas assim que faço habitualmente em casa: o pão, os iogurtes, as bolachinhas e bolos, as compotas e sobremesas, a manteiga de amendoim, o leite de coco, a farinha de coco e agora fiz finalmente a manteiga de amêndoa!
O princípio que se usa para fazer manteiga de amêndoa, é o mesmo para qualquer outro fruto seco ou sementes (avelãs, caju, sésamo, ...) e também para a manteiga de amêndoim (que não é um fruto seco, mas sim uma leguminosa).
Eu confesso que ando fã de manteiga de amêndoa - e que até resulta muito bem em algumas sobremesas. 

Ingredientes para 1 frasco pequeno:

250g de amêndoa com pele
1 pitada de sal

Preparação:

Coloque as amêndoas numa camada só e leve-as a torrar no forno pré-aquecido a 150ºC  durante 10 a 15 minutos mexendo-as de vez em quando.
Retire-as e deixe arrefecer um pouco.
Coloque-as no robot de cozinha, juntamente com uma pitada de sal e triture. Primeiro vai ficar com uma espécie de farinha, e depois à medida que continuar a triturar, a mistura vai ficando mais húmida, à medida que os óleos naturais das amêndoas se vão libertando, e a mistura vai ficando com a textura desejada. seja paciente.
Depois de pronta, coloque num frasco esterilizado e guarde no frigorífico utilizando conforme as necessidades.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Bem,...super fácil de fazer e é tão bom,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:57

    Uma boa sugestão para fazer em casa!
    Confesso que já fiz uma vez manteiga de amendoim, embora não o faça com mais frequência, não só por falta de lembrança e como por falta de tempo (o mesmo aplica-se ao pão e iogurtes, não são difíceis de fazer, mas todo o tempo que tenho é escasso para tudo o que quero fazer).
    Matéria-prima não falta, desde os frutos secos às sementes, o que preciso é de tempo para colocar em prática.
    Relativamente, a esta "manteiga" gosto do facto da amêndoa ser torrada, realçando o seu sabor. Para experimentar com o que houver em casa!
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Joana13:18

    Olá!
    Também ando há algum tempo para experimentar... e acredito que se juntarmos cacau, ficamos com uma espécie de nutella saudável!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Com robot de cozinha (ou seja, 'bimby') há mts coisas q se podem fazer em casa e ficam mt mais saudáveis e dá p adaptar ao gusto de cada um. Tenho robot de cozinha, mas daqueles 'normais' em q só consegui fazer 'nutella' caseira, mas a textura ñ fica a mesma como a manteiga de amendoim q a mh comadre me faz na bimby dela :) Hei de tentar a manteiga de amêndoa, pois ando mt curiosa p provar :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. Já tinha experimentado uma vez, mas segui umas indicações diferentes, ficou mais ou menos, mas não resultou exatamente como eu pretendia. Vou experimentar assim. Penso que numa trituradora comum, sem ser bimby, também será possível fazer.
    Beijinho. Susana

    ResponderEliminar
  6. Nunca experimentei, mas ando bastante curiosa!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  7. Também ando super viciada em manteiga de amêndoa! Mas tenho que comprar porque não tenho um processador :( Mas compro sempre biólogica, feita mesmo só com amêndoa :)

    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Olá :) Muitos parabéns pelo blog mais uma vez. Gostava de saber se a amêndoa é com ou sem pele por favor. Obrigada.
    Cátia

    ResponderEliminar

Imprimir