Panados Exóticos com Cobertura de Maçã e Tomate


Não devo ser só eu que acho que a carne de peru é assim um bocadinho sem sabor. Portanto uso-a em receitas onde posso sempre juntar-lhe outro sabores, para a tornar mais saborosa.
Os panados preferidos cá de casa são os de peru, bem temperados com sumo de limão, alho e um bocadinho de vinho branco, para além do sal e da pimenta.
E foi com essa intenção que comprei uns bifinhos de peru. Chegada a hora de os fazer, apeteceu-me algo um pouco diferente. Resolvi pana-los com a farinha de coco que tinha das sobras do leite de coco (podem ver a receita da farinha de coco caseira aqui) e servir com uma “salsa” fresca de maçã e tomate por cima, ao estilo mexicano, que ficou perfeito para um dia de calor!
Para fazer a cobertura, (e porque me perguntam isto muitas vezes) usei o acessório ralador da Borner, que adoro, e que faz estes palitinhos finos de maçã e cenoura que adoro para colocar nas saladas. (E usando a cenoura inteirra, batata doce ou courgete, também faz o esparguete de courgete que está agora tão em voga!)
Portanto uns panados diferentes e exóticos para dias de sol!
Bom fim de semana!



Ingredientes para 2 pessoas:

4 bifinhos finos de peru
sal e pimenta q.b.
sumo de 1 limão
1 ovo batido
azeite q.b.

Para a Cobertura de maçã

1 pimento baby laranja
1 tomate chucha
1/2 maçã verde
sal q.b.
vinagre q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Tempere os bifinhos de peru com sal, pimenta e o sumo de limão e deixe a marinar alguns minutos. Passe depois os bifinhos por ovo batido, e depois pela farinha de coco e leve-os a fritar numa frigideira anti aderente com um pouco de azeite (eu fritei com muito pouco azeite!)
Quando estiverem dourados de um lado vire e deixe cozinhar do outro. Retire e deixe escorrer em papel absorvente. Reserve.
Prepare a “cobertura”. Corte o tomate e o pimento em cubinhos. Rale a maçã e junte-a à mistura de tomate e pimento e tempere a gosto com sal, pimenta e azeite e um pouco de vinagre.
Sirva os panados e por cima disponha a cobertura de maçã. Acompanhe com arroz branco e uma salada verde.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Achei interessante panares com farinha de coco.
    Nunca utilizei, nem sei se sabe ou não muito a coco mas acredito que deve ficar com um sabor bem exotico.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/almondegas-putanesca.html

    ResponderEliminar
  2. Rita Pereira10:43

    A maçã cortada assim não tem tendência para oxidar?
    Também tenho esse cortador, mas só o costumava usar para ralar cenoura. Mas realmente com maçãs, curgetes e outros legumes também deve funcionar bem.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:47

    Uma sugestão diferente e bastante colorida!
    Também acho a carne de perú sem sabor, e em casa tem que ser "bem" temperada, normalmente com alho, sumo de limão ou outro citrino (e às vezes com as raspas), ou vinho, outras vezes com alho, cerveja, louro, ou mesmo especiarias (quando quero algo "exótico"). A cobertura lembra uma salada que costumo fazer, mas sem o pimento.
    Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:50

    Olá, sabem dizer me onde comprar um cortador semelhante ou igual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita Pereira18:42

      A Feira Internacional de Artesanato (FIA) em Lisboa, que começa amanhã, costuma ter um quiosque da Borner (marca do cortador), a fazerem demonstrações e a venderem os produtos.

      Eliminar
  5. Tem um aspecto maravilhoso!

    Beijinhos Ana

    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Parece-me uma optima sugestão! :)

    ResponderEliminar

Imprimir