Polvo no Tacho com Batata Doce


Mais uma semana que se inicia!
Por aqui o fim de semana foi cheio de atividades e ação. No sábado o bom tempo ajudou e saímos de manhã com os miúdos e uns amigos e fomos apanhar ar puro, andar de bicicleta, triciclo, caminhar  - aproveitar mesmo para esticar as pernas! De tarde houve mais um divertidíssimo workshop e o dia acabou quase sem se dar por isso. No domingo foi a volta habitual. Missa, café e depois de almoço fomos finalmente à VIII Mostra de Doçaria Conventual de Coimbra e entre manjar branco (ou maminhas de freira),  Rosas da Rainha, queijadas de Pereira, Pasteis de Tentúgal, queijnhos do Céu, Fidalgos, Pão de rala, Castanhas de Ovos, Pudim das Clarissas, cavacas, fatias de rezende, pão de ló, cavacas, licores, doces, bolos de Ançã, e muitas outras coisas mais, lá comprámos algumas para provar e partilhar no lanche ajantarado de domingo, com a mesa cheia de amigos. Parece que o nosso fim de semana passou a correr.... (e a comer!)
Para hoje uma sugestão de polvo com batata doce, num casamento sempre perfeito e uma receita simples e ideal para os dias de Outono que, espero, se aproximem!

Este sábado, dia 15 de Outubro, vou estar no Porto, nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, das 15h às 18h, para um workshop de “Receitas Rápidas para Impressionar” Para mais informações e se inscreverem info@workshops-popup.com
No domingo, dia 16 de Outubro, é a vez de Ovar, na Colher de Chá! Das 10h às 13h vamos fazer “Entradas e Petiscos”. Para se inscreverem e mais informações geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 4 pessoas:

1 polvo cozido (cerca de 1,200g)
4 batatas doce grandes
1 cebola
1 alho francês
2 dentes de alho
1 malagueta ou piri-piri (opcional)
100ml de vinho branco
1 folha de louro
1 lata de polpa de tomate (ou tomate maduro)
salsa q.b.
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte a cebola em meias luas finas, lamine os alhos e corte também o alho francês. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e refogue a cebola juntamente com o alho francês, o louro e os alhos laminados. Acrescente depois os tentáculos do polvo previamente cortados, o tomate pelado partido em pedaços, a malagueta ou piri-piri e o vinho e deixe ferver uns minutos. Acrescente depois a batata doce partida em cubos pequenos envolva bem e retifique de sal e pimenta.
Deixe cozinhar cerca de 30 minutos até p molho estar apurado e as batatas macias.
Antes de servir polvilhe com a salsa picada e acompanhe com brocólos ao vapor.

Bom Apetite!


3 comentários :

  1. Por cá também aproveitamos o ar livre e fizemos os muffins de framboesa e chocolate que agradaram todos os que nos visitaram... na receita não refere em que taça entra o óleo... mas acho que saíram bem... este polvo faz lembrar dias de frio e chuva que se avizinham. Bj

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:06

    Uma combinação bastante interessante! Preciso de ideias para variar o uso da batata doce, tanto na comida como em doces (sem ser bolinhos/broas castelares com a textura mole). Quem sabe se sai este polvo ou um pão de batata doce?
    Este fim de semana, fiz as queijadas de requeijão (1/2 receita e raspa de toranja), ficaram muito boas e aprovadas por quem provou.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Cristina11:12

    Gostei bastante da ideia!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar

Imprimir