Já aqui disse várias vezes que o pequeno almoço é das minhas refeições preferidas. E parece que tenho um pequeno adepto cá em casa, pois o Zé Maria também adora, e diz sempre que quer “tantas coisas” para o pequeno almoço.
Na minha busca por receitas novas, mais “saudáveis” e até diferentes e mais comuns em outro tipo de alimentação, vou descobrindo receitas e ingredientes, e algumas coisas passam a fazer parte do nosso dia a dia. Além da tapioquinha - feita com polvilho hidratado, que já aqui falei e até mostrei em video - descobri também a crepioca, muita mais simples e rápido para um pequeno almoço, brunch, ou até para um almoço ligeiro.
A receita é bastante simples, misturando apenas ovo e polvilho doce ou azedo (que é fécula de mandioca), muito usado na cozinha brasileira para fazer pão de queijo, e que entrou na “moda alimentar” porque é isento de glúten, apesar de continuar a ser um amido e portanto a ser comido com moderação por quem quer emagrecer. O nome de crepioca é curioso, junta crepe + mandioca, até porque a crepioca é mesmo uma espécie de crepe, mais elástico pela textura dada pelo polvilho.
Explicações à parte, fica a sugestão para um pequeno almoço diferente. Cá em casa gostamos bastante, é rapido de fazer - e mesmo com pouco tempo de manhã é possível de preparar - e podem rechear com o que mais gostarem, versões doces ou salgadas. Os clássicos como queijo e fiambre, presunto e pasta de tâmaras, atum e legumes, sobras de frango assado, salada e maionese caseira, “nutella”...Usem a imaginação.
Ingredientes para 1 crepioca:
1 ovo
1 colher de sopa bem cheia de polvilho doce ou azedo
1 colher de sopa de água
Preparação:
Numa taça coloque o ovo, o polvilho doce ou azedo, é indiferente, e a água. Com um garfo ou batedor de varas, misture bem até obter uma mistura homogénea.
Leve ao lume uma frigideira anti aderente e deixe aquecer (não é necessário juntar gordura) verta depois a mistura de ovo e polvilho de modo a cobrir o fundo da frigideira e deixe cozinhar. Vire depois, com uma espátula e deixe cozinhar do outro. Recheie a gosto, dobre ao meio e sirva de imediato.
Bom Apetite!
Adoro. Também faz parte das refeições cá de casa. faço numa frigideira pequena e não misturo a água os meus filhos costumam levar para lanche depois das actividades físicas.ah!!! E o preferido é recheado com queijo colocado ainda quando esta a acabar de cozinhar na frigideira....
ResponderEliminarTambém já fiz algumas vezes, e sabe muito bem, seja doce ou salgado!
ResponderEliminarDesde que partilhaste o vídeo da tapioquinha, comprei e fiz algumas vezes. Fiquei completamente fã!! A crepioca ainda não experimentei, mas vai ser uma das próximas coisas a fazer. Beijo
ResponderEliminarUma boa ideia para variar o pequeno almoço e não só!
ResponderEliminarHá tanta coisa para experimentar, mesmo do âmbito "saudável/em forma", de forma a variar as refeições, seja pelos ingredientes ou formas de preparação.
Irei fazer, e pelo já experimentei em receitas que usam o polvilho, a massa "fixa" mais rapidamente, sendo mais fácil virar o crepe. Estou curiosa para experimentar a versão "Romeu e Julieta (com queijo e marmelada/goiabada) ou com queijo, maçã (ou pera) e canela (recheio de uma tosta que costumo fazer quando tenho algumas maçãs murchas na fruteira).
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Que aspecto delicioso. Não há como um bom pequeno-almoço para começar bem o dia.
ResponderEliminarBjinhos
Carla
Tenho mesmo que experimentar! Beijinhos*
ResponderEliminarOlá Joana, obrigada pela receita. Preferes o polvilho doce ou o azedo? Eu nunca sei qual usar.. Bj
ResponderEliminarOlá Joana bom dia! Obrigada pela partilha da receita, fiz hoje é estava deliciosa!
ResponderEliminarBom fim de semana!
Beijinho
Ana Rute