Bolinhas Cruas de Figo, Amêndoa e Cacau (ou Trufas Saudáveis!)


Tradição de todos os anos. Mimos de comer para oferecer aos afilhados e sobrinhos, bem como folares caseiros, segundo a receita da Avó Celeste.
Ovos de salame de chocolate - que me pedem sempre a receita - mas que é simplesmente pegarem numa receita de salame de chocolate e, em vez de moldarem o salame em rolo, fazerem pequenas bolas em forma de ovo (que ficam meios toscos porque os faço sem molde, moldando à mão).
Das bolachinhas que vou alterando entre diversas receitas, mas que qualquer receita de bolachinhas de manteiga aromatizadas com laranja, limão, ou com uma parte de amêndoa moída, fazem bolachinhas que dão para usar com os cortadores de bolachas em forma de ovo, e coelhinhos.
E depois, outras coisas que me lembro. Este ano de fazer umas Bolinhas cruas de amêndoa, figo e cacau, receita que está no livro “Familia e Amigos à mesa”, e que são um dos snacks que o Zé Maria gosta de comer. Uma versão de “guloseima” mais saudável, e que pode perfeitamente ir misturada com os restantes guloseimas nos saquinhos para os miúdos.
E sempre, mas sempre os folares da Avó Celeste. Porque as minhas memórias de Páscoa passam invariavelmente por Bustos. Pela tradição de beijar a Cruz. De estarmos todos na sala de cima à espera da sua chegada, de rezarmos uma Pai Nosso rápido e se sermos salpicados com água benta... e de haver sempre folares e outras coisas boas para comer na mesa da sala de jantar. Uma sala que a cada passo nosso fazia abanar a cristaleira e ouviam-se os copos e pratos a tilintar... Todas estas receitas que vos falo, podem encontra-las aqui no blogue, basta pesquisarem na caixa de pesquisa!
Deixo-vos a versão “saudável” de guloseimas da Páscoa para este ano!

Ingredientes para 20 trufas:
(in “Familia e Amigos à Mesa -Joana Roque - página 218)

200g de figos secos
100g de amêndoa 
75g de cacau magro em pó + para enrolar as trufas

Preparação:

Corte os figos em pedaços e coloque-os no robot de cozinha juntamente com
o cacau e as amêndoas e triture até obter uma espécie de pasta.
Com as mãos humedecidas tenda pequenas bolinhas do tamanho de nozes e, se quiser, enrole-as num pouco de cacau. Coloque depois as trufas em caixinhas de papel frisado.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:57

    Bom dia!
    Os sabores destas bolinhas trazem boas recordações, pelos ingredientes utilizados.
    Quando era pequena, tinha como tarefa rechear os figos secos com amêndoas ou nozes, nas alturas festivas (havia sempre alguém que os trazia da terra do meu pai, ou que eram comprados na feira ou casa das sementes). Lembram, também, os passeios ao Algarve e os "souvenirs" que os meus vizinhos traziam (queijinhos de figo, os doces de massapão ou as "flores" de figo e amêndoas).
    Hoje em dia, continuo a fazer, e dou por mim a associar estes ingredientes a bolachas (a "minha pancada"), em experiências a recriar os sabores dessas recordações.
    Fiz algo parecido, mas sem cacau, juntando sumo e raspa de laranja, ficando bastante bom.
    É curioso como as memórias afetivas estão associadas à comida e festividades, pelos pequenos "rituais" inerentes a elas, sendo uma forma de lembrar quem já não se encontra entre nós, mas cuja herança é transmitida por toda a família (ex:as receitas de família que atravessam gerações, as tradições familiares, etc).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Quando a minha cozinha estiver totalmente operacional, vou experimentar :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Já fiz mas torrei as amendoas. É um otimo snack sem adição de açúcar. É muito saudável e saboroso.

    ResponderEliminar

Imprimir