Panquecas de Banana e Linhaça (Receita Video)


Já perdi o número às vezes que me pedem a receita das panquecas que faço cá em casa para os miúdos..... Na verdade a receita não tem nada de especial. Banana, ovo e farinha de linhaça (ainda que às vezes faça também com farinha de aveia).
O resultado é uma massa muito mole, pelo que fazer as panquecas bem pequeninas - perfeitas para os miúdos - torna-as mais fácil de virar e manusear sem as partir ou escangalhar...
Esta versão é sem gluten e sem laticínios, ideal para quem não os pode ou não quer consumir. E desde que já tenham feito a introdução do ovo podem dar sem problema a crianças mais pequenas.
Cá em casa são quase sempre o pequeno almoço de eleição ao fim de semana.
Espero que gostem e que experimentem com os vossos pequeninos!

Entretanto há mais um workshop no Porto!  Dia 6 de Maio, pelas 10h vou estar nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, no Porto, para mais um workshop: "Receitas de Verão, Rápidas e Económicas para Impressionar". Para inscrições e mais informações em info@workshops-popup.com



Ingredientes para cerca de 10 mini-panquecas

1 banana
1 ovo
2 colheres de sobremesa de farinha de linhaça (sementes de linhaça moídas)

Preparação:

No copo da varinha mágica coloque o ovo, a banana em pedaços e a farinha de linhaça e triture até todos os ingredientes estarem ligados.
Aqueça depois uma frigideira anti-aderente e coloque um pouco de massa até fazer as mini panquecas. Se verter devagarinho as panquecas ficam muito redondinhas e perfeitinhas.
Assim que começar a ver formar bolhinhas na superfície das panquecas vire-as cuidadosamente com uma espátula e deixe cozinhar mais um pouco do outro lado. Repita até esgotar a massa . (Atenção que as panquecas são muito frágeis, e por isso é que resultam melhor assim pequeninas. Se tentar fazer panquecas maiores terá mais dificuldade em as virar e “escangalham-se” muito facilmente)
Cá em casa o acompanhamento favorito é iogurte grego com canela, banana em rodelas e frutos vermelhos.

Nota: Ficam igualmente deliciosas se preparadas com farinha de aveia.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo09:48

    Bom dia!
    Estas panquecas vinham a calhar para o lanche da manhã!
    Confesso que as panquecas (e os crepes) são o meu "calcanhar de Aquiles" na cozinha, pois se há dias em que correm bem, há outros em que é para esquecer.
    Talvez o segredo delas deva ser o tamanho delas, pois se forem demasiado grandes é difícil virar sem partir tudo. Para fazer brevemente, num destes fins de semana.
    Só por curiosidade: as imagens que aparecem na abertura dos vídeos (carne e batatas assadas, bolo de chocolate (?) recheado) irão aparecer como receitas em vídeo ou estão no blog?
    E já agora, gosto da espátula, pois parece ser ergonómica e fácil de manejar.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      As imagens do início dos vídeos, são de bancos de imagens.... :(
      E realmente as panquecas mais pequenas tornam-se sempre mais fácies de virar e manusear. Prefiro sempre fazer mais pequenas, e estas então tem mesmo de ser...
      Quanto à espátula é realmente espetacular! Tenho duas, uma maior e outra mais pequena e não as troco por outras - até as levo para os workshops.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Eu não consigo que as panquecas saem em condições,.....não sei se é da frigideira, se não deixo aquecer bem,.....há algum truque?
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary,

      As frigideira influenciam muito... Convém serem anti aderentes, de qualidade e de fundo pesado. Deixar aquecer bem também é um truque, Colocar um bocadinho de manteiga também pode ajudar.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. A proporção está diferente entre o vídeo e a receita. Suponho que seja 2ovos por banana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jo,
      A proporção está bem, é mesmo 1 ovo para 1 banana... No video coloquei meia banana porque eram muito grandes.... É 1 ovo para 1 banana média.
      :)
      Obrigada pelo reparo!
      Um beijinho.

      Joana

      Eliminar
    2. Entretanto já as fiz e pus dois ovos.. mas lá está a banana era mais para o grande. Antes fazia só a mistura ovo+banana (e às vezes com farinha de alfarroba quando me apetecia o sabor achocolatado) mas a adição da linhaça parece-me nutricionalmente acertada, sem interferência de maior no sabor.
      Um beijinho.

      Eliminar

Imprimir