Bolo de Ananás e Mirtilos


Uma singela lata de ananás em calda andava perdida pela despensa desde o natal, quando me incumbiram de fazer uma entrada clássica de ananás com bacon... Ora eu, já tão pouco habituada a olhar para fruta enlatada peguei numa lata de ananás, tomando apenas em atenção que era ananás em sumo natural... Pois só ao chegar a casa reparei que o ananás já vinha partido em pedacinhos nada apropriados a serem envolvidos em bacon... No natal, o ananás com bacon virou tâmaras com bacon, e a lata lá ficou esquecida na despensa....
Mas, como sabem, volta e meia, lá há arrumação da despensa e a lata do ananás andava a incomodar-me. Portanto não descansei enquanto não descobri um bolo para a utilizar. Por coisas do acaso, descobri um bolo da Rita Nascimento (La Dolce Rita) no livro “Sobremess 5 5 5” perfeito para gastar a lata do ananás, exatamento no fim de semana em que ela esteve em Coimbra numa sessão de autógrafos dos seus livros. Uma feliz coincidência. E assim saiu o bolo de ananás da Rita e os livros devidamente autografados pela autora, tudo no mesmo fim de semana!!!

E recomeçam os workshops!

Dia 29 de Abril, domingo, das 10h às 13h com o almoço incluído, na Colher de Chá, no Furadouro - Ovar, com o tema "Receitas de Primavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt



Ingredientes:
(receita original em “Sobremesas 5 5 5” - Rita Nasimento, página 96

1 lata pequena de ananás em pedaços
1 mão cheia de mirtilos congelados
240g de farinha
240g de açúcar
150g de manteiga à temperatura ambiente
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura cremosa. Junte depois os ovos e 50ml de calda do ananás e mexa bem para incorporar.
Adicione depois a farinha e o fermento envolvendo bem, assim como cerca de 1/3 do ananás da lata partido em pequenos pedaços. Envolva muito bem.
Unte uma forma com buraco com manteiga e polvilhe com farinha, e no fundo coloque o restante ananás previamente escorrido, assim como as mirtilos congelados. Verta sobre eles a massa e alise a superfície.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minuto.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme sobre uma grelha. Depois de totalmente arrefecido polvilhe com açúcar em pó.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo09:53

    Um bolo bem colorido, delicioso e aromático!
    Há alturas em que tenho ananás enlatado em casa (em sumo, do Pingo Doce), consoante os apetites "repentinos" que possam existir (frango/perú com ananás, bolo de ananás). Embora prefira o ananás/abacaxi fresco, nem sempre tenho disponibilidade para o arranjar.
    Gosto desta versão do bolo da Rita Nascimento, e quando vi a fotografia dele, pensei numa versão mas com maçã em pedaços e em sumo/puré (para dar uso às maçãs que tenho em casa).
    Mas que foi uma coincidência, lá isso foi, fazer o bolo dela e ter os livros assinados nesse fim de semana. Tenho os livros dela, e se houver algum evento com a Rita na Feira do Livro de Lisboa, lá estarei!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que bolinho bom! Mas adaptaste a receita, certo? É q tenho o livro e ñ me lembro de ver lá esta versão, pelo menos com os mirtilos ;) Hei de fazer um fds destes :) Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Um bolo bem delicioso e bonito!
    Farei este fim-de-semana. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Podemos usar mirtilos frescos? Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Rita,
    Sim, se tiver frescos, use frescos.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Acabadinho de fazer.... mas não ficou tão bonito!!! No fundo a Joana põe uma boa camada de ananás e mirtilos?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18:59

    I was impressed by the level of detail and analysis in this article.
    Regards,
    https://abbarfoods.com

    ResponderEliminar

Imprimir