Bolo de Ananás e Mirtilos


Uma singela lata de ananás em calda andava perdida pela despensa desde o natal, quando me incumbiram de fazer uma entrada clássica de ananás com bacon... Ora eu, já tão pouco habituada a olhar para fruta enlatada peguei numa lata de ananás, tomando apenas em atenção que era ananás em sumo natural... Pois só ao chegar a casa reparei que o ananás já vinha partido em pedacinhos nada apropriados a serem envolvidos em bacon... No natal, o ananás com bacon virou tâmaras com bacon, e a lata lá ficou esquecida na despensa....
Mas, como sabem, volta e meia, lá há arrumação da despensa e a lata do ananás andava a incomodar-me. Portanto não descansei enquanto não descobri um bolo para a utilizar. Por coisas do acaso, descobri um bolo da Rita Nascimento (La Dolce Rita) no livro “Sobremess 5 5 5” perfeito para gastar a lata do ananás, exatamento no fim de semana em que ela esteve em Coimbra numa sessão de autógrafos dos seus livros. Uma feliz coincidência. E assim saiu o bolo de ananás da Rita e os livros devidamente autografados pela autora, tudo no mesmo fim de semana!!!

E recomeçam os workshops!

Dia 29 de Abril, domingo, das 10h às 13h com o almoço incluído, na Colher de Chá, no Furadouro - Ovar, com o tema "Receitas de Primavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt



Ingredientes:
(receita original em “Sobremesas 5 5 5” - Rita Nasimento, página 96

1 lata pequena de ananás em pedaços
1 mão cheia de mirtilos congelados
240g de farinha
240g de açúcar
150g de manteiga à temperatura ambiente
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura cremosa. Junte depois os ovos e 50ml de calda do ananás e mexa bem para incorporar.
Adicione depois a farinha e o fermento envolvendo bem, assim como cerca de 1/3 do ananás da lata partido em pequenos pedaços. Envolva muito bem.
Unte uma forma com buraco com manteiga e polvilhe com farinha, e no fundo coloque o restante ananás previamente escorrido, assim como as mirtilos congelados. Verta sobre eles a massa e alise a superfície.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minuto.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme sobre uma grelha. Depois de totalmente arrefecido polvilhe com açúcar em pó.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo09:53

    Um bolo bem colorido, delicioso e aromático!
    Há alturas em que tenho ananás enlatado em casa (em sumo, do Pingo Doce), consoante os apetites "repentinos" que possam existir (frango/perú com ananás, bolo de ananás). Embora prefira o ananás/abacaxi fresco, nem sempre tenho disponibilidade para o arranjar.
    Gosto desta versão do bolo da Rita Nascimento, e quando vi a fotografia dele, pensei numa versão mas com maçã em pedaços e em sumo/puré (para dar uso às maçãs que tenho em casa).
    Mas que foi uma coincidência, lá isso foi, fazer o bolo dela e ter os livros assinados nesse fim de semana. Tenho os livros dela, e se houver algum evento com a Rita na Feira do Livro de Lisboa, lá estarei!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que bolinho bom! Mas adaptaste a receita, certo? É q tenho o livro e ñ me lembro de ver lá esta versão, pelo menos com os mirtilos ;) Hei de fazer um fds destes :) Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Um bolo bem delicioso e bonito!
    Farei este fim-de-semana. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Podemos usar mirtilos frescos? Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Rita,
    Sim, se tiver frescos, use frescos.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir