Granola de Pecans, Amêndoa e Chocolate Negro


Estes fins de semana que ainda não são bem de primavera, porque a chuva tão necessária (apesar de já nos começar a fartar!) ainda persiste e o frio ainda não nos deixou completamente, continuam a ser a desculpa perfeita para passar algumas horas na cozinha, sozinha ou com a companhia dos miúdos a fazer bolos e bolachas e afins.
Este fim de semana houve tempo para bricolages - andei finalmente a pintar uma mesa de centro, mas ainda não acabei - mas também para muitas coisas novas pelo cozinha. Bolachas de batata doce, aveia e amêndoa, uns queques de limão e sementes de papoila, um entrecosto assado maravilhoso e ainda esta granola muito gulosa, com chocolate e nozes pecans.
Como a granola é uma óptima maneira de começar o dia - ou para um pequeno snack - também me parece uma fantástica maneira de começar a semana. Aqui fica!

Ingredientes para 1 frasco:

150g de flocos de aveia
50g de nozes pecan
30g de sementes de sésamo
30g de sementes de girassol
100g de amêndoas com pele
1 colher de sobremesa de canela em pó
2 colheres de sopa de açúcar mascavado (ou açúcar de coco)
2 colheres de sopa de óleo de coco
4 colheres de sopa de água
75g de chocolate 75% cacau picado grosseiramente

Preparação:

Numa taça colocar os flocos de aveia, as nozes pecans, as sementes de sésamo e de girassol, as amêndoas e a canela. À parte misturar a água, o óleo de coco e o açúcar.
Misturar bem as duas misturas e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal numa camada só e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar.
Ao fim desse tempo retire a granola e deixe arrefecer completamente. Misture depois o chocolate, envolva bem e guarde num frasco hermético.
Sirva com leite, iogurte, kefir, ou sobre taças smoothie de frutas.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo11:09

    Que boa sugestão!
    Já não faço granola há algum tempo, mas vou ficar de olho nesta, que está bastante gulosa! Até tenho todos os ingredientes em casa!
    Fico a aguardar as outras receitas, pois parecem ser igualmente deliciosas, entre doces e salgados!
    Esta primavera está um pouco tímida e instável em termos de tempo/temperaturas! As tarefas no jardim/quintal estão em espera, pois ainda está bastante desagradável para estar na rua. Em casa, vai havendo algo doce para a semana, como o bolinho ou algumas bolachas/biscoitos, neste caso, o tradicional bolo de maçã (que levou sidra em vez de leite) e umas bolachas de coco que precisam de ser "afinadas" (feitas para aproveitar o resto de umas "natas" de coco e "manteiga" de coco).
    Não houve bricolage, mas uma "sessão" de crochet para finalizar uma manta - reciclagem de um trabalho iniciado , estava esquecido durante quase 18 anos numa arca de madeira, e retomado quase recentecemente (a ideia inicial era uma mantinha para o berço/carrinho do sobrinho mais velho. A criança cresceu, a manta viu "finalmente" a luz do dia e cresceu, também!).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que delícia! Bjinhos e boa semana (parece q de sol...)

    ResponderEliminar
  3. Inês14:26

    Olá, Joana!
    Será que nos pode dar a receita dos queques de limão e sementes de papoila? Fiquei muito curiosa pois é uma combinação que adoro!
    Obrigada e um beijinho,
    Inês

    ResponderEliminar
  4. InÊs,

    Ainda esta semana publico a receita dos queques.
    Um beijinho, Joana

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana :) acha que posso substituir o óleo de coco por óleo de girassol? Obrigada pela partilha! a receita parece ótima e quero experimentar

    ResponderEliminar

Imprimir