Torta de Amêndoa e Laranja


A receita da torta de amêndoa e laranja da festa de anos da Benedita e que foi das receitas que mais me pediram para partilhar, aparece hoje finalmente no blogue.
Descobri esta receita a folhear as antigas Teleculinárias da minha mãe, algo que gosto muito de fazer. Curioso como encontro sempre imensas receitas muito actuais e deliciosas, e que mais de 40 anos depois podem figurar em qualquer mesa. E adoro as fotografias datadas, os textos, as explicações. E acho que já não se fazem revistas de culinária com ideias e receitas como aquelas....
Esta receita foi publicada em 1977. Trago-a hoje de volta.

Ingredientes

300g de açúcar
40g de manteiga
6 ovos
1 laranja (sumo e raspa)
75g de miolo de amêndoa triturado (a receita pede pelado, mas eu usei com pele. Também podem usar farinha de amêndoa)

Preparação:

Numa taça misture o açúcar com os ovos e o sumo e a raspa da laranja e bata cerca de 2 minutos com a ajuda de uma batedeira. Junte depois o miolo da amêndoa triturado  e a manteiga derretida e bata um pouco mais.
Unte um tabuleiro (20cmx30cm) com manteiga e forre.o com papel vegetal que também pode untar com um pouco de manteiga. Verta o preparado no tabuleiro e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos ou até a torta estar cozinhada.
Sobre um pano coloque uma folha de papel vegetal e polvilhe-a com um pouco de acúcar. Verta a torta já cozinhada sobre o papel vegetal e enrole com a ajuda do papel vegetal (eu gosto de enrolar a partir do lado mais estreito para ficar mais gordinha)
Deixe a torta enrolada até que arrefeça completamente. 
Coloque só depois no prato de servir e decore a gosto.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Muito interessante e deliciosa, de certeza! Obrigada pela partilha :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Anónimo09:57

      Este tipo de tortas são mesmo assim, pois já são bastante doces, e sendo recheadas, ficariam bastante enjoativas.
      Há outro tipo de tortas com a massa tipo pão de ló, que são recheadas com vários tipos de recheios, consoante a nossa preferência (ex. doce, chantilly e frutas, creme de mascarporne ou queijo creme, lemon curd, etc).

      Sara Oliveira

      Eliminar
  3. Que deliciosa torta!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:08

    Esta torta está bastante gulosa!
    A torta de laranja é apreciada em casa, então esta com amêndoa seria bem recebida! fico com a sugestão para fazer na Páscoa.
    A Teleculinária é uma instituição, marcando várias gerações. As revistas antigas continuam atuais, e têm umas coisas que as novas (as que estão atualmente no mercado) não costumam ter: as etapas de algumas receitas, as receitas base, e as receitas para principiantes. Continuo a recorrer a elas para ter ideias para as refeições e doces.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  5. If you're looking to lose kilograms then you certainly need to start using this totally brand new custom keto diet.

    To design this keto diet service, certified nutritionists, fitness trainers, and cooks united to develop keto meal plans that are powerful, convenient, cost-efficient, and delicious.

    Since their grand opening in early 2019, 100's of people have already remodeled their body and well-being with the benefits a professional keto diet can give.

    Speaking of benefits; in this link, you'll discover eight scientifically-proven ones provided by the keto diet.

    ResponderEliminar

Imprimir