Torta de Amêndoa e Laranja


A receita da torta de amêndoa e laranja da festa de anos da Benedita e que foi das receitas que mais me pediram para partilhar, aparece hoje finalmente no blogue.
Descobri esta receita a folhear as antigas Teleculinárias da minha mãe, algo que gosto muito de fazer. Curioso como encontro sempre imensas receitas muito actuais e deliciosas, e que mais de 40 anos depois podem figurar em qualquer mesa. E adoro as fotografias datadas, os textos, as explicações. E acho que já não se fazem revistas de culinária com ideias e receitas como aquelas....
Esta receita foi publicada em 1977. Trago-a hoje de volta.

Ingredientes

300g de açúcar
40g de manteiga
6 ovos
1 laranja (sumo e raspa)
75g de miolo de amêndoa triturado (a receita pede pelado, mas eu usei com pele. Também podem usar farinha de amêndoa)

Preparação:

Numa taça misture o açúcar com os ovos e o sumo e a raspa da laranja e bata cerca de 2 minutos com a ajuda de uma batedeira. Junte depois o miolo da amêndoa triturado  e a manteiga derretida e bata um pouco mais.
Unte um tabuleiro (20cmx30cm) com manteiga e forre.o com papel vegetal que também pode untar com um pouco de manteiga. Verta o preparado no tabuleiro e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos ou até a torta estar cozinhada.
Sobre um pano coloque uma folha de papel vegetal e polvilhe-a com um pouco de acúcar. Verta a torta já cozinhada sobre o papel vegetal e enrole com a ajuda do papel vegetal (eu gosto de enrolar a partir do lado mais estreito para ficar mais gordinha)
Deixe a torta enrolada até que arrefeça completamente. 
Coloque só depois no prato de servir e decore a gosto.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Muito interessante e deliciosa, de certeza! Obrigada pela partilha :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Que deliciosa torta!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Imprimir