Pão de Queijos


Para a festa de aniversário da Maria Benedita, preparei na maioria receitas simples e que todos gostam, muitas delas já aqui publicadas, como o Dip de salmão fumado, os clássicos folhadinhos de salsicha, ovos verdes, a bola que publiquei por altura do natal. Entre tábuas de queijos e enchidos, empadas caseiras de frango, umas petingas de conservas com um escabeche também já publicado por aqui, fiz o pão de queijos, recheado, que é sempre um sucesso para todos e essencialmente nos amantes de queijos.  Existe no blogue uma receita já antiga, aqui: (http://paracozinhar.blogspot.com/2010/03/pao-recheado-e-um-pedido.html), mas com o andar dos anos, fui mudificando a receita, acrescentando e retirando algumas coisas, e esta é a versão que tenho feito, e que parece que a maioria das pessoas prefere por aqui.
Partilho esta nova versão. Mas a vossa imaginação é o limite. Juntem os queijos que mais gostem e façam as vossas próprias combinações. Se não quiserem arriscar, esta é uma combinação vencedora!

Ingredientes para 1 pão grande:

1 pão saloio grande (ou pão de Rio Maior ou pão de Mafra...)
200gr de queijo mozarella
200gr de queijo gouda
4 colheres de sopa bem cheias de maionese
1 cebola
1 raminho de salsa
1 chouriço de boa qualidade

Preparação:

Corte uma tampa no pão e, sem o romper escave todo o seu interior de modo a ficar apenas com a carçaca.
Retire a pele ao chouriço e corte-o em pedaços. Descasque a cebola e parta-a também, Coloque tudo no robot de cozinha e pique até ficar desfeito. Coloque numa taça e junte os queijos, a maionese a a salsa picada grosseiramente.
Recheie o pão com este preparado, coloque a tampa e embrulhe em papel vegetal previamente molhado, e depois em papel de alumínio.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 40 minutos ou até o queijo estar derretido.
Sirva de imediato com tostinhas e pão.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo13:01

    Faço mais ou menos igual mas nunca coloquei salsa e queijo gouda. Deve ficar delicioso. Vou vou ter em breve a festa de anos do meu filho, agradeço a partilha de ideia. Fazer almoço para 50 pessoas entre adultos e crianças é sempre um quebra cabeças.

    ResponderEliminar
  2. Tão bom!

    http://osmeusremedioscaseiros-by-isabelgomes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:52

    Uso 2 linguiças em vez do chouriço. E em vez do Gouda, Ementhal, ou queijo da ilha (como na sua receita de há anos). É de facto um sucesso sempre que faço esta entrada! Parabéns e Felicidades, Helena.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:10

    Fiz uma vez um parecido a este para uma passagem do ano. Na altura, não foi muito apreciado, pois pareceu um pouco excessivo.
    Irei voltar a experimentar, talvez fazendo em dose mais pequena ou reduzindo um pouco o chouriço.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir