Couves de Bruxelas Estufadas com Tomate


Não me restam dúvidas que as receitas de legumes enquanto acompanhamento, são as que os meus leitores acabam mais por me pedir. É muito bom saber isso. Quer dizer que, ao verem as minhas partilhas diárias das nossas refeições em família, ficam curiosos com os legumes e vegetais que preparo, e que de alguma forma aos poucos mudamos um pouco a mentalidade de que os vegetais são um pequeno acompanhamento, e só se servem cozidos e e saladas. Eu acredito, e cada vez mais há indicadores que o comprovam, que os produtos hortícolas devem ter um papel cada vez maior e mais importante na nossa alimentação, e devem mesmo ser a nossa base. Não quero com isto dizer - porque não faz parte dos meus planos - deixar de comer carne, peixe, ovos e lacticínios. Mas cada vez mais importante percebermos que o papel dos produtos vegetais tem de ser mais um papel principal e não secundário, e que é a carne ou o peixe que devem funcionar como acompanhamentos....
Eu gosto muito de couves de bruxelas, e tenho-as encontrado frescas com alguma facilidade. Apesar de as adorar assados no forno - numa receita que já aqui partilhei - decidi desta vez fazer estufadas num simples molho de tomate. Fiz para acompanhar um caril rápido de peito de frango, e no dia seguinte comi as sobras destas couves com sobras de quinoa, e posso dizer que foi uma refeição igualmente deliciosa!
Aqui fica a receita e as sugestões.

Ingredientes para 4 pessoas:

350g de couves de bruxelas frescas
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 cebola
azeite q.b.
1 folha de louro
1 lata pequena de tomate pelado

Preparação:

Lave e corte as couves de bruxelas ao meio e reserve.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve num tacho ao lume, com um pouco de azeite e uma folha de louro. Deixe a cebola refogar e acrescente a lata de tomate pelado, com o tomate previamente picado ou triturado. Tempere de sal e pimenta e deixe levantar fervura. Acrescente depois as couves de bruxelas e envolva bem. Assim que começar a ferver, reduza para o mínimo, tape e deixe cozinhar em lume brando, até que as couves estejam macias.
Sirva como mais gostar!


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo10:36

    Gostos destas ideias com os legumes!
    Por vezes, as ideias para usar os legumes são escassas e limitadas ao trivial na sua forma de preparação (sopa, cozidos, salada), dando origem a um certo "enjoo" dos mesmos.
    No caso das sopas, há a ideia de meter "tudo" na sopa, dando origem a uma sopa que sabe sempre ao mesmo. Aqui, pode-se tentar fazer como nas sopas para os bebés, usando 3 ou 4 tipo de legumes, e ir alternando, fazendo combinações para não gerar a monotonia.
    Nos acompanhamentos, o trivial são os legumes cozidos ou as saladas, mas além destes pode-se explorar os legumes assados, estufados/salteados com ervas aromáticas/especiarias. Também é importante variar os legumes, não estando limitada sempre aos mesmos de sempre - tentar aproveitar os legumes da estação, experimentar algum que não seja habitual em casa.
    Ainda bem que a mentalidade está a mudar, pois um prato sem variedade e cor, é um prato monótono.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. ohhh...Couves de Bruxelas Estufadas com Tomate muito, muito, muito bom! Agora em portugal nosso problemas sau os macoms do PNR, e Costa tambem. E mais, nao trabalhos, nossa economia vaporizada e muitas pessoas nas sopas dos pobres tudos dias.

    Nao Couves de Bruxelas Estufadas com Tomate nas sopas? So sopas! Sopas dos sapatos velhos e meu prato favorito nas sopas dos pobres!!!

    Que vai fazer tu???

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. As stated by Stanford Medical, It is in fact the one and ONLY reason this country's women live 10 years more and weigh on average 19 KG less than us.

    (And actually, it is not about genetics or some hard exercise and absolutely EVERYTHING to do with "HOW" they are eating.)

    P.S, What I said is "HOW", and not "WHAT"...

    Click this link to find out if this quick questionnaire can help you find out your true weight loss possibilities

    ResponderEliminar

Imprimir