Linguados Grelhados com Molho de Manteiga e Limão


O peixe fresco, de mar, chega-me regularmente à porta através da “Peixinho da Lota” que já faz parte do meu dia-a-dia há alguns anos, praticamente desde o início desta pequena e local empresa. Faz sentido, agora mais do que nunca, apoiar pequenos negócios. E faz sempre sentido ter cuidado e atenção com a qualidade dos ingredientes que consumimos. Mais vale menos quantidade e melhor qualidade.
Da ultima vez, o meu cabaz de peixe trazia uns deliciosos linguados, peixe de sabor muito delicado e carne branca. E que ficam deliciosos com um molho guloso de manteiga.
Deixo a sugestão!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 linguados grandes e amanhados
sal q.b.

Molho de Manteiga e Limão:

75g de manteiga de boa qualidade
2 dentes de alho
sumo de 1/2 limão

Preparação:

Tempere os linguados com sal e grelhe-os numa chapa no fogão, de modo a que fiquem dourados de ambos os lados. Também pode grelhar na brasa, mas tenha atenção para não os deixar secar uma vez que é um peixe delicado e bastante fino.
Prepare o molho: num tachinho junte a manteiga e os dentes de alho esmagados num almofariz ou ralado com um ralados fino. Leve ao lume brando, até derreter a manteiga, mas sem deixar queimar. Retire do lume e deixe o alho em infusão. Junte depois sumo de limão a gosto, cerca de 1 colher de sopa. Misture bem.
Pode pincelar os linguados com este molho à medida que os grelha.
Sirva os linguados grelhados regados com o molho, ou coloque-o numa molheira e deixe que cada um se sirva a seu gosto.
Acompanhe com batata cozida ou puré de batata e uma salada verde.

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Bom dia:- Aspecto visual delicioso. De fazer crescer água na boca...
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Hmm, tb me parece lindamente! Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir