Queques de Tangerina (sem glúten nem laticínios)



Nas bancas da frutaria não restam dúvidas que chegou o Outono. As cores castanhas e alaranjadas das abóboras, marmelos, nozes e citrinos enchem a vista!

Confesso que gosto muito desta altura do ano, e que mais do que nunca me dá vontade de ligar o forno e fazer receitas que me enchem a casa de aromas quentes.

Talvez por isso tenham saído estes queques de tangerina deliciosos, que preparei principalmente para a lancheira dos miúdos mas que são deliciosos para todos!

Uns queques de outono e cheios de sabor!


Ingredientes para 12 queques:

4 ovos

50ml de azeite

100g de açúcar mascavado ou de coco

1 tangerina inteira cortada em quartos

50g de farinha de arroz

50g de farinha de aveia

50g de amêndoas inteiras (com ou sem casca)

50g de fécula de batata

1 colher de chá de fermento em pó


Preparação:


No robot de cozinha ou no liquidificado colocar os ovos, o açúcar, a tangeria em quartos (com casca) as farinhas, a amêndoa e o fermento. Juntar também o azeite e triturar bem até obter uma mistura homogénea.

Dividir depois a mistura por 12 formas de queques previamente untadas (se for necessário) e cheias até 3/4 de capacidade.

Levar ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até estarem cozinhados.

Retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha antes de guardar ou congelar.


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Obrigada por esta receita. Vou experimentar. Será que dá para também fazer com marmelo cozido, para variar? Estou a fazer análises e exames por causa de alergias alimentares e além de outras coisas não posso nem glúten nem lactose, por isso estou sempre à procura de receitas boas e diferentes e como este é o meu espaço de eleição para encontrar as minhas receitas, foi com alegria que vi esta receita. Só não a fiz hoje porque não encontrei fécula de batata à venda ao pé de casa. Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir