Feijoada à Brasileira na Slowcooker (e farofa para acompanhar!)



Este ano, o prato escolhido para o aniversário do Miguel foi uma espécie de Feijoada à Brasileira feita na slowcooker.

Nem sempre é fácil agradar a todos, mas carne de porco e feijão têm o condão de agradar a todos por aqui. E depois de muitas voltas à cabeça sobre o que fazer, tive quase uma espécie de epifania e a feijoada foi claramente uma vencedora.

Só depois de ter decidido fazer feijoada, e sabendo que o dia anterior a este almoço ia ser de muito trabalho na cozinha, a ideia de fazer esta receita na slowcooker ganhou forma.

Digo sempre que nunca devemos testar receitas novas nestas ocasiões, mas foi mais forte do que eu e, sem ter 100% certeza do resultado arrisquei a feijoada na slowcooker.

Foi uma aposta ganha. Deixei a fazer durante a noite, e de manhã o cheiro era delicioso. Quase que dava vontade de feijoada para o pequeno almoço.

Pediram muito a receita e ela aqui está!





Ingredientes para 8 a 10 pessoas: (para fazer numa slowcooker de 6 litros)


500g de feijão preto seco

1kg de entrecosto de porco cortado pequeno (peçam no talho)

500g de entremeada cortada em cubos (peçam no talho)

sal marinho q.b.

200g de paio de boa qualidade

2 cebolas grandes

4 dentes de alho

100g de bacon em cubinhos

azeite q.b. 

2 folhas de louro


Para a farofa simples:

200g de farinha de mandioca (farinha de pau)

azeite q.b.


Preparação:


De véspera demolhe o feijão (cerca de 8 horas - e se quiser junte um pouco de alga kombu ao demolhar, mas é opcional)

Coloque também os cubos de entremeada e de entrecosto numa taça grande e tempere (salgue) generosamente de sal grosso. - Importante não saltar o passo de salgar a carne de porco de véspera! Coloque no frigorífico também umas 8 a 24 horas.

Para fazer a feijoada pique as cebolas e os dentes de alho e leve ao lume com um pouco de azeite, o bacon e as folhas de louro e deixe cozinhar até a cebola estar bem refogada e dourada.

Coloque depois esta mistura no fundo da slowcooker. Junte depois a carne de porco, sacudindo o excesso de sal e não colocando a água que entretanto se formou no fundo do recipiente onde a colocou.

Escorra bem o feijão, passe-o por água limpa escorrendo-o novamente e coloque também na slowcooker. Tempere com um pouco de pimenta apenas (não se esqueça que a já tem a carne temperada de sal que é suficiente para tudo!)

Corte o paio em cubinhos e junte à slowcooker.

Acrescente também 350ml de água.

Tape a slowcooker e deixe cozinhar em low cerca de 7 horas.

Para a farofa, leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer bem. Junte a farinha de mandioca e envolva bem, mexendo sempre até a farinha torrar e ficar dourada. Retire e reserve.

Sirva a feijoada com a farofa, couve mineira (encontra a receita já publicada), carro branco e rodelas de laranja!


Bom Apetite!

1 comentário :

Imprimir