O fim de semana foi intenso. Houve workshops em Lisboa no sábado, seguido de um evento de natal com os miúdos. Chegamos tarde a Coimbra mas felizes e de coração cheio e sentimos finalmente que iniciou a época de natal com a Festa de Natal da Lego.
No domingo segui para o Porto para mais um workshops, voltei a Coimbra para o lanche ajantarado de aniversário da minha querida Alexandra, mas antes das 22h já estava no comboio de regresso a Lisboa porque hoje cedo tinha de estar na CMTV para mais uma ida à televisão com o “Curso de Cozinha”. Fui fazer um Caril Rápido de Frango e Maçã com a Àgata e o Rui. Ainda fui à Sic gravar para o Curto Circuito e só depois voltei para casa, cansada mas feliz que é o que acontece quando amamos o que fazemos. Mas na verdade foram 3 dias em que mal parei em casa e onde chego quase em cima da hora para ir buscar os miúdos à escola e onde é preciso preparar o jantar e seguir para mais uma semana intensa.
Vale-me que antecipo estes dias e no final da semana passada tinha preparado algumas coisas que agora me poderiam simplificar a semana. Deixei sopa feita, hambúrgueres e almôndegas congelados, legumes preparados, salada feita, e um delicioso molho de legumes assados que vou partilhar aqui a receita porque é uma excelente alternativa ao molho de tomate e ao mesmo tempo uma excelente forma de cozinhar sem desperdício.
Ingredientes para cerca de 1 litro de molho:
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras grandes
700g de abóbora com casca (tipo butternut ou menina)
talos de brócolos (depois de preparar os floretes para cozer a vapor ou saltear)
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Preparação:
Descasque a cebola e corte-a em pedaços descasque e lamine os dentes de alho. Descasque também a cenoura e corte-a em pedaços. Corte a abóbora sem descascar em pedaços também pequenos e corte o talo dos brócolos.
Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e espalhe numa camada só todos os legumes preparados. Tempere de sal, pimenta e um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos ou até os legumes estarem macios e ligeiramente dourados nas pontas.
Triture depois no robot de cozinha, liquidificador ou com a varinha mágica sem acrescentar água e até obter um molho cremoso. Use como molho, numa massa ou em outra receita ou congele para mais tarde.
Bom Apetite!
Que bela sugestão! Hei de apontar p experimentar ;) Bjinhos e mt sucesso p o novo livro :)
ResponderEliminar