É raro o fim de semana que não faço pão caseiro. E andava há alguns dias com esta ideia de experimentar juntar nozes e arando ao pão e foi exatamente isso que fiz no fim de semana.
No sábado de manhã, como tinha mais disponibilidade e não tinha almoço para fazer - tivemos um aniversário - deu para preparar pão e mais umas coisas para depois ter disponíveis para os lanches da semana com os miúdos.
Saiu o pão de arandos e nozes e foi melhor do que eu esperava.
Ingredientes:
500 g de farinha
300ml de água morna
1 colher de sopa de azeite
1 saqueta de 7g de fermento de padeiro em pó
7g de sal ou flor de sal
75g de nozes
75g de arandos
1 colher de sopa de canela em pó
Preparação:
Numa taça coloque a farinha, misture o fermento, o sal, o azeite, misture. Por fim acrescente a água morna e amasse bem, cerca de 15 minutos, à mão, até obter uma massa lisa e elástica. Em alternativa, coloque na batedeira ou no copo do robot de cozinha e amasse cerca de 6 minutos.
Forme depois uma bola e deixe repousar numa taça ligeiramente untada (com óleo, azeite ou manteiga), dentro do forno desligado ou outro local livre de correntes de ar. Deverá demorar cerca de duas horas até duplicar de tamanho.
Coloque depois a massa na bancada, junte as nozes, os arandos e a canela e amassa até incorporar tudo.
Forme depois o pão estendendo a massa de forma a que fique rectangular e dobrando depois metade da massa como se fosse a tampa de um envelope e pressionando com o calcanhar da mão. Dobre depois as pontas superiores da massa para o centro e volte a pressionar. Dobre mais duas vezes, calcando sempre a zona de união para ficar bem fechado.
Coloque depois numa forma de bolo inglês polvilhada com um pouco de farinha e com a “costura” do pão para baixo e deixe levedar mais uns 30 minutos a 1 hora até duplicar de volume.
Ligue o forno a 220 ºC cerca de 15 minutos antes de colocar o pão a cozer;
Leve depois a cozinhar, em forno pre aquecido a 220ºC durante cerca de 20 a 25 minutos. O pão está pronto quando tiver uma carapaça dourada. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar. Congele já frio e cortado em fatias.
Bom Apetite!
Wow, this Cranberry and Walnut Cinnamon Bread looks absolutely delicious! I love how easy and flavorful it seems to make. Definitely going to try this recipe soon. Thanks for sharing such a great idea for a cozy treat! Also, if anyone ever finds themselves in need of expert legal help, feel free to check out this abogado trafico arlington va. It’s always great to have reliable professionals on your side!
ResponderEliminar