Coleslaw

Quem costuma acompanhar este blogue regularmente, pode achar estranho a falta de receitas de carne e/ou peixe e a abundancia de vegetais e outros acompanhamentos. Não, ainda não nos tornamos vegetarianos, mas, com o bom tempo, acabamos quase sempre por preparar a carne e o peixe simplesmente grelhados na brasa ou no grelhador electrico.
Sendo assim, os acompanhamentos passaram a ter lugar de destaque neste blogue e na minha cozinha. E são sempre deliciosas sugestões para ir variando ou complementando os acompanhamentos mais tradicionais.
Hoje há salada de couve! Simplesmente deliciosa e uma alternativa para levar para piqueniques, uma vez que a couve não murcha tão facilmente como a alface. E se levar esta salada para um piquenique, leve a maionese (de compra, por causa das salmonelas!) à parte e tempere apenas na hora.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 couve pequena branca ou lombarda (ou metade couve branca e metade couve roxa)
1 cenoura grande
1 cebola nova
pimenta q.b.
2 colheres de sopa de maionese

Preparação:

Corte a couve em juliana com cerca de 0.5cm de espessura e coloque-a numa taça com água. Vá mudando as águas até toda a terra e impurezas que a couve possa ter tenham desaparecido, e escorra a couve.
Entretanto descasque a cenoura e rale-a e corte a cebola em meias luas fininhas.
Numa taça coloque a couve já escorrida, a cenoura e a cebola. Tempere com 2 colheres de sopa bem cheias de maionese e com pimenta q.b. e misture bem.
Se achar que não está tudo bem coberto de tempero, acrescente 1 colher de sopa de água para ajudar a dissolver a maionese e a cobrir todos os legumes.
Guarde no frigorífico até servir.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Tb sou fã de coleslaw.
    Este Verão já fiz algumas vezes e sabe sempre bem a acompanhar grelhados.

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia colher-de-pau.
    Intrometo-me neste post para lhe dar a conhecer a Bubok.Pt, um serviço de auto-publicação online que dá a qualquer autor a possibilidade de editar e publicar as suas obras. Um pouco como o YouTube para os vídeos e o MySpace para a música, na Bubok.Pt o autor controla totalmente a sua obra e, no final, ainda recebe 80% dos lucros da venda do seu livro.

    Um das áreas em que gostaríamos muito de ver crescer o número de publicações é exactamente a culinária. Acreditamos que um livro é sempre um bom "fim" para as receitas arquivadas em blogues com a qualidade do seu. Uma vez que o texto está pronto e quase sempre acompanhado de imagens, só precisa de uma breve revisão para ficar pronto para publicar na Bubok.Pt, dando a conhecer os seus cozinhados a todos os que queiram comprar o seu livro.

    O processo de publicação é muito simples e rápido: basta seguir os 5 passos indicados em Bubok.Pt, do upload do ficheiro com a sua obra, à escolha do preço da obra. A Bubok disponibiliza os seus livros em E-book e em papel através de um serviço ecológico de Print On Demand, em que cada livro é impresso por encomenda e, por isso, sem tiragens mínimas ou excedentes poeirentos e poluentes.

    Ficamos à espera da sua visita em http://wwwbubok.pt. Se precisar de algum esclarecimento, não hesite! Estou disponível para qualquer dúvida que possa surgir: marta.furtado@bubok.com

    ResponderEliminar
  3. Belissimo aspecto... mas ao ler reparei que a couve não é cozida... será k conseguiria comer?

    ResponderEliminar
  4. Por acaso gosto muito desta salada, mas só como em restaurantes, porque não sabia o que levava. Agora já posso fazer em casa :) Obrigado!

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro esta salada. É tão fresquinha e sabe tão bem com este tempo quente (!!!!!, bem não tão quente como gostariamos, mas quente q.b.)

    Obrigada pela partilha.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  6. Adoro, adoro!! Já não faço há tento tempo!!!! É o mal de andar a experimentar sempre receitas novas :) Também andamos mais nos grelhados lá em casa, daí diversificar acompanhamentos é o nosso lema tb!

    ResponderEliminar
  7. Nunca comi, mas agradou-me imenso!!
    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha, tb gosto muito e sabe muito bem com este tempo.
    bjss

    ResponderEliminar
  9. Faz-me confusão comer a couve crua mas acho que desta maneira é capaz de ser bom. Tenho que experimentar!

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia essa salada, mas confesso que ficou muito linda e deu água na boca! Para quem gosta de saladas é uma ótima pedida mesmo! Um bj!!!

    ResponderEliminar
  11. isso é muito bom... já fiz uma vez com uma receita que tirei do blog da Edinha e adorei.
    nunca mais fiz e agora que vi o teu fiquei com "sódades"

    ResponderEliminar
  12. uma salada bem bonita. com couve branca nunca comi tenho de experimentar.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir