Compota de Ameixas Vermelhas

Pois ao que parece, a abundância não é só de courgettes. Depois dos pêssegos, chegou a vez das ameixas. Muitas e muito docinhas e maduras. Não há quem consiga comer tantas... Portanto algumas acabam em compota. Como esta!

Ingredientes:

1 kg de ameixas em pedaços, sem pele nem caroço
750gr de açúcar
sumo de 1/2 limão

Preparação:

Depois de preparar a fruta coloque-a num tacho juntamente com o açúcar e o sumo de limão. Mexa bem e leve a lume brando deixando ferver lentamente.
Com uma colher ir retirando a espuma acastanhada que se vai formando à superficie.
Deixe depois o doce ferver até atingir o ponto desejado, o chamado ponto de estrada, que é quando retirando um pouco de doce para um prato e passando-lhe o dedo por cima, uma "estrada" se abre indicando que o doce está no ponto.
Se desejar, pode passar o doce com a varinha mágica.
Coloque-o depois de pronto em frascos esterilizados fechando bem. Ponha depois os frascos virados ao contrário para ajudar a criar um vácuo que ajuda o doce a conservar-se mais tempo.
Estão prontos a guardar ou consumir de imediato!

Bom Apetite!

23 comentários :

  1. Tendo em conta que adoro ameixas esse doce deve de ser uma perdição.

    ResponderEliminar
  2. Também já fiz doce de ameixa vermelha, ficou bom.
    E já tenho um cesto muito grande de ameixa branca que também vai para fazer compota, porque não se consegue comer tanta fruta.
    Existe alguma sobremesa onde também se use ameixa?
    Costumo fazer clafoutis, mas prefiro de longe de maçã ou pêra.

    ResponderEliminar
  3. Adoro compotas...
    deve ser bem boa!

    ResponderEliminar
  4. E acabaram muito bem! Eu gosto muito de ameixas e essa compota deve ter ficado uma delícia!!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  5. Ficou uma linda compota, e resulta num excelente aproveitamento de toda a fruta que não conseguimos comer...
    Mas o que eu amei, mesmo mesmo foi o frasco com o ponto cruz... Está lindo! =)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Ái nem reclamaria se sobrasse por aqui...tenho encontrado a preço de ouro...e quem me dera sobrasse para uma compota...hummm nas torradinhas, hein?!!!:D
    Um bejim, tá?!!
    Vinni

    ResponderEliminar
  7. Adoro ameixas mas têm de ser cruas :)

    Mas o docinho tem um optimo aspecto.

    Bjitos

    ResponderEliminar
  8. Já fiz mas sem limão e com canela. De qualquer das maneiras é das melhores compotas que eu já comi :)

    ResponderEliminar
  9. A ameixa é a fruta que mais espero no fim de ano, as bem docinhas não dá pra resistir, em doce deve ser ótimo. Bjs

    ResponderEliminar
  10. hum nunca provei compota de amixa. deve ser uma delicia.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Nem imagina como esta receita vai ser útil. Já estou farta de ver tantas ameixas vermelhas à frente.
    Vou experimentar esta receita :)

    ResponderEliminar
  12. Jorge R.18:00

    Saudações amigas a todos.
    Vivo em França e como està na "hora" das compotas vim dàr uma volta por estes "sitios" para vêr como se faz a compota no nosso Portugal.(Vivo em França hà 40 anos).Este ano jà fiz compota de cerejas com maçãs,cerejas com bananas,framboesas e tambem fiz de ruibarbos com maçãs.(rhubarbe em Francês).Vou seguir a sua receita.Os meus agradecimentos.
    Jorge R.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo14:39

    OLá Joana
    Este Doce pode guardar-se por algum tempo? por exemplo até ao Natal?
    Obrigado Joana

    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Claudia,

      Se seguir as quantidades indicadas de açúcar, deixar o doce atingir bem o ponto certo e utilizar frascos bem esterilizados o doce poderá durar vários anos e não meses. Antigamente as compotas eram feitas no verão para serem consumidas até ao ano seguinte.
      Eu faço sempre as minhas compotas agora para oferecer no natal. E ainda há pouco tempo acabei de consumir uma geleia preparada em 2008. E continuava perfeita.

      Espero ter ajudado,

      Joana

      Eliminar
  14. Anónimo20:32

    Estive a ver a vossa receita, compota de ameixa, estou a fazer neste momento, vamos lá a ver se saí bem. obrigada só assim divulgando, a gente faz doces e compotas deliciosas. Beijo Alexandra

    ResponderEliminar
  15. Anónimo18:51

    Eu já esprimentei fazer, e é muito bom.

    ResponderEliminar
  16. Adoro as receitas da Colher de Pau, mas infelizmente esta não me correu bem.
    Acho que as ameixas que usei ainda não estavam suficientemente doces, e a compota ficou muito ácida.
    Para esta compota que outro uso lhe posso dar? Ainda tenho 2 frasquinhos e não lhes vejo grande solução. E pelo sabor que têm não fica muito bom acompanhar por exemplo com tostas ou torradas.
    Sem contar que infelizmente deixei-a passar do ponto estrada e ficou muito espessa.
    Acho que esta compota não estava destinada a correr-me bem :(

    ResponderEliminar
  17. Experimentei no outro dia esta receita e ficou perfeita! Excelente! Obrigada pela dica, eu até nem costumo fazer doces, que nunca sei muito bem se ficam no ponto, mas correu mesmo bem. Não vai é durar muito, ficou tão bom que até se come à colher ;)

    ResponderEliminar
  18. Anónimo14:28

    Também gosto muito de compota de ameixa, mas nunca fiz, vou tentar fazer
    Obrigada por partilhar.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo09:38

    Experimentei, mas ficou muito ácida... :(

    ResponderEliminar
  20. Anónimo14:38

    eu estou a fazer Hummm que delicia :)

    Cláudia Martins

    ResponderEliminar
  21. Anónimo14:49

    eu estou a fazer Hummm que delicia :)

    Cláudia Martins

    ResponderEliminar

Imprimir