Calamares Rápidos

O último livro de culinária que comprei (ou melhor, que o M. me ofereceu!) foi a versão portuguesa do "Nigella Express", intitulado "Na cozinha com Nigella".
Apesar de já conhecer a Nigella da televisão britânica, ainda não tinha nenhum livro dela. E o livro foi uma agradável surpresa!
Está bem organizado, e dá excelente ideias para se prepararem refeições em poucos minutos sejam elas para 2 ou para 20, ao jantar ou ao pequeno almoço!
Gostei mesmo muito do livro, e acho que ele é mesmo aquilo que eu esperava de uma cozinheira como a Nigella. Porque nem sempre temos 3 ou 4 horas para preparar uma refeição, e é preciso colocar comida na mesa todos os dias.
Um livro delicioso para os mais e os menos dotados na cozinha, mas também para os que se acham uns azelhas a cozinhar!
Aqui ficam uns calamares numa adaptação da versão rápida da Nigella!

Ingredientes para 2 pessoas:

500gr de lulas limpas
2 colheres de sopa de farinha de milho
2 colheres de sopa de sêmola de milho
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenton de vera (ou de colorau)
quartos de limão

Preparação:

Corte as lulas em rodelas de cerca de 1 cm, e aqueça o óleo (vegetal, de amendoim ou girassol) numa frigideira.
Numa taça, coloque a farinha e a sêmola de milho, o sal e o pimenton de vera. Mexa tudo e coloque as lulas dentro da taça agitando para revestir bem as lulas.
Quando o óleo estiver quente coloque as lulas, sem sobrepor, e deixe-as fritar até ficarem douradas e crocantes. Escorra sobre papel absorvente.
Sirva as lulas ainda quentes com quartos de limão que depois cada um espremerá a seu gosto em cima das lulas!

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. E que belos calamares! A foto ficou excelente, está tudo com óptimo aspecto!

    Beijoca grande*

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei!!
    mas tem um optimo aspecto!
    sou capaz de fazer sim...
    obrigada...
    http://dequeladoestastu.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Adorei seu blog! Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Adoro calamares!! De certeza que estão uma delícia!! Ficaram lindos!! :P

    ResponderEliminar
  5. Já estive com esse livro na mão mas desisti. O preço não é muito convidativo mas não duvido que valha cada centavo :)

    ResponderEliminar
  6. Estou mais que tentada em experimentar estes teus calamares.
    A única vez que fritei rodelas de lulas levei uns belos salpicos e fiquei com a cozinha imprópria...
    Talvez o segredo seja a farinha de milho...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Adoro lulas assim, crocantes. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Calamares é prato com muita saida aqui em casa!
    Não há nada que chegue aos caseiros!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. eu detesto fazer calamares porque acho uma seca, perde-se muito tempo.
    mas com esta tua receita é uma maravilha... acho que esta vai ser mais uma receita que te vou "roubar"...

    ResponderEliminar
  10. Não fosse o ter que se fritar...
    Mas adoro! E estão lindas!
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. por acaso essa cozinheira despertou-me a atenção mas nao tenho o livro ainda.assim vou me deliciando com as maravilhas que tu vais pondo aqui. este tenho de fazer.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Fiz e adorei. Não só o sabor mas também a fidelidade ao título... é que são mesmo rápidas! :)
    Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir