Salada Fria de Massa com Atum, Tomate e Oregãos

Todos temos pedras no nosso caminho. Todos temos vidas imperfeitas. Não vale a pena vir para aqui “dourar a pílula” e mostrar só coisas boas, como somos maravilhosos, como vivemos vidas fantásticas, como viajamos para sítios paradisíacos, como é tudo tão “cutchi-cutchi”. Pelo menos a minha vida não é perfeita, e, apesar de aqui se falar de comida e de receitas, também de fala de algumas dificuldades – que certamente serão diferentes para todos – como vos falei tão abertamente das minhas “pedras no caminho” para conseguir engravidar.
Mas o que me faz um bocadinho (na verdade muita) confusão, são aquelas pessoas que, em vez de grandes pedras têm pedrinhas no seu caminho, e mesmo assim fazem delas blocos intransponíveis de pedra. E passam a vida a queixarem-se sem serem capazes de tentar contornar o problema e de não serem capazes de ver para além dos umbigos delas. Aquelas pessoas que gostam de se fazer de vítimas e de coitadinhas para que todos tenham pena delas, e que, pior do que isso, invejam todas as outras pessoas que conseguem ser felizes apesar das pedras que tiveram de ultrapassar, e da felicidade que conseguiram atingir apenas e só porque conseguiram ser felizes conformando-so ou adaptando-se à sua realidade. Poucos são os problemas e as dificuldades que não têm uma solução. Pode é não ser a que desejamos, (Como diz a minha avó, “há remedio para tudo, menos para a morte!)
E uma receita de salada fria dedicada ao rei das saladas frias, o meu amigo LCO!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 lata de atum em azeite
120g de massa curta (usei penne)
12 azeitonas pretas descaroçadas
3 tomates pequenos
4 fatias de queijo tipo flamengo
2 ovos cozidos
2 colheres de sopa de maionese
1 colher de chá de ketchup
Sumo de limão q.b.
Molho inglês q.b.
Sal q.b.
1 colher de sobremesa de orégãos secos

Preparação:

Leve a massa a cozer em água temperada de sal até ficar “al dente”.
Entretanto lave bem o tomate e corte-o em cubinhos. Coloque-o numa taça e junte os orégãos secos. Junte o queijo cortado em cubinhos, as azeitonas partidas ao meio, o atum previamente escorrido e esfarelado e os ovos partidos em pedaços.
Numa outra tacinha misture a maionese com o ketchup e tempere com o molho inglês e umas gotinhas de sumo de limão. Acrescente uma ou duas colheres de sopa de água e mexa bem até fazer um molho cremoso.
Escorra agora a massa e passe-a por água fria para parar o processo de cozedura e, depois de bem escorrida, acrescente-a à restante mistura de atum e tomate. Cubra com o molho de maionese e envolva bem.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Adoro comer este tipo de saladas no verão :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo pleanamente Joana, todos temos pedras no nosso caminho. Podem ser barreiras ou podemos ultrapassa-las. Não vale a pena lamentar e não fazer nada só se fica mais e mais infeliz

    Boa sugestão para estes dias quentinhos

    ResponderEliminar
  3. Todos nós temos pequenas e grandes pedras dentro do sapato que nos atrapalham na longa caminhada que é vida! Mas, não vale a pena lamentarmo-nos, pois há que lutar e seguir em frente!
    A salada está perfeita!

    ResponderEliminar
  4. Estas saladinhas frias são tudo de bom! Adoro!

    ResponderEliminar
  5. Estas saladinhas são perfeitas para os dias mais quentes :)
    Sou seguidora e leitora assídua apesar de nem sempre deixar comentário . Adoro o teu blog! E realmente é bem verdade ... Todos temos pedras no caminho, cabe-nos devia-las ou transpo-las. Não pdemos deixa-las simplesmente amontoa-las á nossa frente e nada fazer, temos de seguir em frente e acreditar!
    Como Fernando Pessoa disse e muito bem : " ... um dia constru-o um castelo" :)

    Beijinhos e obrigada pelas excelentes partilhas!

    ResponderEliminar
  6. Um belo aspecto!

    Abraços

    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Tem um aspeto delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Onde posso encontrar o que contaste sobre as pedras da tua vida?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Esta vou mesmo experimentar!
    Obrigada!
    Maria

    ResponderEliminar
  10. Adoooooooooooooro :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Uma saladinha assim sabe sempre bem!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Sábias palavras e bela salada!

    ResponderEliminar
  13. Para a frente é que é o caminho! Óptima salada!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo18:50

    Há casos e casos. Uns mais simples de gente que engravida sem querer e outros mais complicados de quem tenta anos a fio e nada. Mas o que interessa é ter pensamento positivo, não desistir e encontrar um bom médico. Há 6 meses, disseram-me que a probabilidade de eu engravidar andava abaixo dos 10%. Fiz montes de testes e tratamentos, é verdade, mas hoje estou grávida de 10 semanas. Não desistas e boa sorte!

    ResponderEliminar

Imprimir