Há muito tempo que não se fazia aqui por casa um risoto. Mas, desde que descobri os risotos feitos no forno que não quero outra coisa.
Confesso que são a maneira mais simples que conheço de os preparar. Não são exatamente o risoto cremoso e habitual dado pela receita tradicional, em que mal podemos parar de os mexer e que obriga a estar de “barriga no fogão” o tempo todo, mas são uma alternativa mais “moderna” de os preparar e ideal para quem tem menos tempo e disponibilidade. Basta juntar o caldo e o arroz, tapar, e colocar no forno sem pensar mais no caso. E depois podemos juntar basicamente tudo o que quisermos.
Desta vez foi um risoto de cogumelos para utilizar os fantásticos cogumelos que comprei no sábado, no mercadinho biológico do botânico.
E assim foi o nosso jantar, numa verdadeira Meatless Monday.
Espero que gostem da sugestão. Já conheciam esta maneira de fazer risoto?
Ingredientes para 2 pessoas:
150g de arroz arbóreo (ou outro próprio para risoto)
625 ml de caldo de frango (usei caseiro)
5 cogumelos Portobelo grandes
150g de cogumelos Pleurotos
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
2 colheres de sopa de salsa picada
2 dentes de alho
1 colher de sopa de manteiga
40g de queijo parmesão ralado na hora
Preparação:
Numa taça ou pirex que possa ir ao forno coloque o arroz. Junte depois o caldo de frango e envolva bem. Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC, cerca de 40 minutos.
Entretanto lave os cogumelos para os limpar de toda a terra e corte-os em pedaços. Lamine os dentes de alho e leve-os ao lume, numa frigideira, com um pouco de azeite. Assim que começarem a querer fritar acrescente os cogumelos e deixe-os cozinhar. Tempere de sal e pimenta, junte a salsa e deixe cozinhar até que estejam macios e a água que libertam tenha evaporado. Reserve.
Assim que o risoto tiver absorvido a totalidade do caldo – e estiver cozinhado e ainda um pouco “al dente” – retire-o do forno e junte a manteiga e o queijo parmesão envolvendo bem, Incorpore também os cogumelos e sirva de imediato.
Bom Apetite!
Cá está uma coisa tão simples de fazer
ResponderEliminarEu vi no outro dia num programa de culinária "Barefoot Condessa" mas também não conhecia!
ResponderEliminarFiquei tentada a experimentar, obrigada pela receita :D
Filipa
Boa sugestão! Gostei! E parabéns aqui também ;)
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarPor acaso já conhecia mas há muito pouco tempo. Vi a Dona Hão a fazer um risoto de abóbora e salva no forno e achei o máximo. Claro que fui logo experimentar mas como a minha mãe acha que tem de haver sempre proteína em todas as refeições fiz a minha versão de risoto de abóbora com rodelas de chouriço por cima, amêndoas tostadas com uma colherinha de mel e sementes de Sésamo. Foi um sucesso e não deu trabalho nenhum!
ResponderEliminar"Meatless Monday" - vou experimentar!!! para mim, todos os dias são meatless... :)
ResponderEliminarAdoro risotto, faço-o imensas vezes, mas nunca experimentei no forno. Tenho de me aplicar e fazer um em breve :)
ResponderEliminarMas que bela sugestão!
ResponderEliminarQue excelente ideia! O risoto demora sempre tanto tempo a fazer... Eu tambem sou adepta do meatless meals e tento faze-lo pelo menos uma vez por semana. Muitas das inspiracoes para alguns pratos veggie sao inspirados nas receitas deste blog. Obrigada!
ResponderEliminarÓtima e saborosa ideia!
ResponderEliminarAbraços,
www.montealegrerefrigeracao.com
Optima receita. Onde se comprar assim um pedaço de bom parmesão?
ResponderEliminaro arroz de forno é um prato habitual e muito apreciado em todas as casas da minha família. o risotto vai ser a minha marca!
ResponderEliminarComo eu gosto disto :) Tenho mesmo q fazer um dia destes só pra mim! Bjinhos!
ResponderEliminarNao conhecia de todo este truque! Normalmente fazia de forma tradicional e passava horas na cozinha. tenho de experimentar claramente! Obrigada
ResponderEliminarExperimente MissLilly e vai ver que nunca mais os quer preparar de outra maneira.
EliminarUm beijinho,
Joana
Apetitoso, mas com cogumelos shiitake dá-lhe um aroma mais intenso.
ResponderEliminarparabens pelo Blog.