Apesar de estarmos em Maio, de estarmos na primavera, e de ansiarmos pelos dias com sol e temperaturas amenas, parece que caímos diretamente num dilúvio - qual Noé na sua arca - e chove, e há trovoada e os dias mais parecem de inverno, de tão tristes e cinzentos…(pelo menos aqui em Coimbra)!
Estes dias acabam por também influenciar aquilo que comemos e cozinhamos. Por aqui continuar a existir uma enorme vontade de ligar o forno, de fazer comidas reconfortantes e que nos aquecem, enquanto a chuva continua a cair na rua e os casacos e os guarda chuva não nos deixam ainda completamente.
Este fim de semana mais comprido que o habitual, teve direito a jantar de pizzas, cozido à portuguesa, peixe assado no forno, risota de favas e morcela e ainda uma tarte salgada para aproveitar uma sobras de carne.
Tudo feito com amor.
100ml de natas
2 ovos
1 colher de chá de Garam Masala
1 chávena de sobras de carne previamente picada(usei sobras de peru assado e de almôndegas)
1 cenoura grande
2 dentes de alho
10 cogumelos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
Entretanto lamine os cogumelos, descasque a cenoura e rale-a.
Leve uma frigideira ao lume com os dentes de alho picados e acrescente os cogumelos laminados e a cenoura deixando saltear. Acrescente depois a carne picada e tempere com a Garam Masala. Deixe cozinhar uns minutos e retifique depois de sal e pimenta. Deixe arrefecer completamente.
Depois do recheio frio poderá então rechear a tarteira previamente preparada. Bata os ovos com as natas, tempere com um pouco de sal e pimenta a gosto e verta sobre o recheio de carne.
Leve agora ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar até a massa estar bem folhada e dourada e o recheio cozinhado.
Sirva depois em fatias e acompanhe com uma salada.
Bom Apetite!
Bom dia Joana! Olha por aqui em Palmela também está um dia de inverno, nem parece que estamos em Maio! Gostei muito do aspecto deste tarte, vou fazer para levar para um picnic, quando o tempo deixar :)
ResponderEliminarSílvia
Silvia,
EliminarRealmente esta tarte é excelente para refeições ao ar livre. Assim o tempo deixe que essas refeições aconteçam....
Um beijinho,
Joana
Essa tarte ficou fantástica,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Obrigada Mary,
EliminarUm beijinho,
Joana
Aqui em Lisboa, também chove! Confesso que não é a forma mais agradável de começar a semana. Este tempo pede comida reconfortante, talvez um pouco colorida, para alegrar o dia, e esta sugestão cumpre os requisitos! Mais uma para ser feita e para estrear a forma nova! Um bom início de semana, Sara Oliveira
ResponderEliminarSara,
EliminarAqui em Coimbra é chuva e trovoada... Que dia feio.
Mas nada melhor do que cozinhar para levantar o ânimo.
Um beijinho,
Joana
Hmm, gostei! Vou fazer (com algumas 'trocas'). Bjinhos!
ResponderEliminarAnjo de Mel,
Eliminaré mesmo para fazer trocas. A receita é apenas uma sugestão!
Um beijinho,
Joana
Eu que também sou de perto de Coimbra, levo também com a chuva, mas como ela também é precisa para a minha horta, não me vou queixar. Tal como diz, uma comida reconfortante é que vêm mesmo a calhar e esta sua tarte está mesmo a provocar.
ResponderEliminarUm abraço
www.pecadosnoprato.com
Marli,
EliminarSim, a chuva é necessária, mas dado que já estamos em Maio, podiam começar os dias mais bonitinhos....
Um beijinho,
Joana
Ola Joana boa tarde, onde é que compra o Garam Masala? Muito obrigada. Beijinhos para si, para o Zé Maria e para "o do forno".
ResponderEliminarCláudia,
EliminarNo supercor, no Jumbo e até nas lojas Tiger é fácil de encontrar Garam Masala.
Em alternativa, para quem é da zona, há sempre o Martim Moniz em Lisboa onde se encontram todas as especiarias...
Um beijinho,
Joana