Salada de Frango com Abacate, Tomate e Molho Rosa de Iogurte


Apesar de algum cansaço, que já começa a ser mais do que evidente, sinto-me mais feliz do que nunca. Sou uma mãe babada do pequeno Zé Maria, que é um autêntico sedutor, fazendo olhinhos a todos os que lhe dão um bocadinho de troco, a enviar beijinhos ou a dizer adeus com a mãozinha e um “xau xau” atrevido. Mete-se com toda a gente que olhe para ele! O mais pequeno já se começa a fazer sentir e, apesar de ligeiros, já sinto as “pancadinhas” de amor que me vai dando.
Entre um e outro, o cansaço normal de quem está em casa com uma criança e à espera de outra e os mil afazeres que vão por aqui, as vezes o tempo não chega para tudo. Espero que me perdoem as respostas ao mails, nos comentários e no facebook com algum atraso, mas esta tem sido uma fase em que não consigo chegar a todos tão rapidamente como gostaria. 
E até as refeições e a culinária cá de casa se tem ressentido um bocadinho, e a produção por vezes de várias receitas durante o fim de semana tem abrandado e opta-se por receitas e alternativas mais simples.( E a ajudar a tudo isto a minha diabetes gestacional que, embora muito bem controlada me obriga a um “regime” mais apertado daquilo que como).
Talvez por isso, num destes dias o meu almoço solitário foi mesmo uma salada de frango, para aproveitar uma sobras, com abacate, alface e tomate cereja para as vitaminas e minerais. E para não estragar tudo com um molho gorduroso, outra versão de molho de iogurte ideal para repetir no verão, nas sanduíches e nas saladas, sem ficar com muita culpa. 

É já amanhã, dia 7 de Maio o último workshop na Marques Soares, no Porto, pelas 16h, na iniciativa moda Up.





Mas logo depois, no sábado, dia 9 de Maio, rumo novamente ao Porto, desta vez aos workshop Pop-Up, na Rua do Almada e, pelas 15h, haverá um novo workshop dedicado ao tema das receitas para as nossas festas. Para mais informações por favor contactem info@workshops-popup.com. Espero contar com a vossa presença!


Ingredientes para 2 pessoas:

1 abacate maduro
12 tomates cereja
1 chávena de sobras de frango assado (ou de churrasco)
50g de alface ou mistura de alfaces

Molho Rosa de Iogurte:
50g de iogurte natural 
1 colher de sopa de Ketchup
1 colher de chá de mostarda
alho em pó q.b.
sal q.b.

Preparação:

Lave bem a alface e os tomates cereja.
Corte o tomate cereja ao meio e escorra bem a alface numa centrifugadora de saladas. Desfie o frango.
Abra o abacate ao meio e cuidadosamente retire a polpa, cortando-a depois em cubos.
Numa saladeira coloque a alface e por cima desta disponha harmoniosamente o frango desfiado, os tomates cereja abertos ao meio e os cubos de abacate.
Prepare o molho misturando bem todos os ingredientes até obter um molho cor de rosa. Prove e ajuste os temperos.
Sirva a salada com o molho, servindo-se a gosto.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:41

    Não vejo nada de mal com comidas mais simples. Esta é uma sugestão para uma refeição mais leve com o que se tem em casa, e que é bem vinda para o tempo mais quente que se avizinha. Com tanta agitação é normal o cansaço, não só do pequeno que está no "forno" como do pequeno Zé Maria que requer atenção, para além das tarefas diárias. A vida é assim mesmo, mesmo para que não tem filhos, e há sempre algo para fazer. Um grande beijinho, Sara Oliveira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      É uma refeição mesmo adequada ao tempo quente, para comer de preferência em almoços solitários na varanda, com um copo de sumo natural.
      E realmente há sempre coisas para fazer. A vida e as tarefas de casa não acabam.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo11:08

    Pois eu, adoro estas sugestões de receitas mais simples e rápidas! Vou experimentar.
    E, já agora, acho tão bonito partilhar estas "coisas" pequeninas sobre o Zé Maria.
    Os filhos mudam-nos a vida, para melhor, e sendo a Joana tão genuína seria impossível não transparecer nas suas publicações as vivências do e com o pequenino Zé Maria. Da minha parte, só posso agradecer a confiança em mim depositada enquanto sua leitora e a generosidade das suas partilhas.
    Um beijinho
    Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel,
      Obrigada pelas suas palavras.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir