A primavera meio escondida, com dias de chuvas e alguns dias de sol já trouxe novidades à minha horta.
Esta semana trouxe as primeiras favas, as primeiras ervilhas e os primeiros morangos. E depois as coisas habituais, como as cenouras, as acelgas, os espinafres, a salsa, os coentros, alho francês e uma alface (estas duas últimas roubadas dos canteiros da minha mãe.)
É curioso como basta chegar a primavera e a horta floresce e tudo cresce e fica viçoso. Em breve será altura de semear/plantar os tomates, pimentos e pepinos, que para mim anunciam mesmo a chegada do verão!
E o que fazer, em dia feriado, com os primeiros morangos? E como começar este dia triste e chuvoso?
A ideia foi um pequeno almoço reforçado, com panquecas de cacau que ligaram lindamente com os morangos doces, e a saberem e cheirarem verdadeiramente a morangos, trazidos da horta.
E, para quem gosta de fazer surpresas à mãe, uma sugestão para um pequeno almoço diferente, já este domingo, Dia da Mãe.
1 colher de sopa de cacau em pó (usei Pantagruel)
2 colheres de sopa de Maple Syrup (ou mel)+ para servir
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de farinha integral
60 ml de leite
10 morangos para servir
Leve depois uma frigideira anti-aderente ao lume e pincele-a com um pouco de óleo ou manteiga. Verta algumas colheradas de massa para a frigideira quente (2 colheres de sopa para panquecas pequenas ou 4 para panquecas maiores) e assim que estas começarem a formar bolinhas à superfície, vire-as para que cozinhem do outro lado. Repita até esgotar os ingredientes.
Sirva depois as panquecas em pilhas, juntamente com os morangos previamente lavados e cortados em pedaços e regadas com um pouco de maple syrup.
Bom Apetite!
A combinação de panquecas e morangos já vai sendo um clássico, bem delicioso e equilibrado :) Sejam as panquecas mais tradicionais ou mais alternativas. E são uma óptima sugestão de pequeno almoço para as mães, naquele dia que as celebra!
ResponderEliminarTeresa | A Cozinha da Ovelha Negra
Teresa,
EliminarHá combinações nas quais não vale a pena mexer de tão boas que são.
Um beijinho,
Joana
Que linda 'torre' e, ainda por cima, com os morangos no topo :) Bjinhos e bom fds!
ResponderEliminarE foi um pequeno almoço tão bom!!!!
EliminarUm beijinho,
Joana
Uma belo e saboroso miminho para as mães, ou qualquer dia que se quer especial! Faço minhas as palavras da Teresa (A Cozinha da Ovelha Negra). Um bom fim de semana, Sara Oliveira
ResponderEliminarSara,
EliminarUma sugestão que fica sempre bem. Qualquer que seja o dia. Basta vontade para fazer panquecas logo pela manhã.
Um beijinho,
Joana
Para mim o Dia da Mãe nunca deixou de ser a 8 de Dezembro, mas celebrar a benção da maternidade é todos os dias e estas panquecas devem ser uma delícia em qualquer altura!!
ResponderEliminarBeijinhos grandes!
Também continuo a achar que dia 8 de Dezembro é que é o dia da mãe....
EliminarMas panquecas são boas em qualquer dia!
Um beijinho,
Joana
a babar-me
ResponderEliminar:)
EliminarUm beijinho,
Joana