“A necessidade aguça o engenho”. É um ditado antigo.
Quando almoço sozinha acabo a privilegiar as sobras que encontro no frigorífico. O jantar do dia anterior, um pouco de arroz ou massa salteado com qualquer coisa que exista em casa. Ir à despensa e abrir uma lata de atum e transformar em qualquer coisa.
Raramente me apetece fazer alguma coisa de raiz para mim.
Mas quando o faço, torna-se importante que seja rápido e simples, porque não quero perder muito tempo com isso. Continuo sem gostar muito de cozinhar só para mim.
Das últimas vezes que isso aconteceu, e cada vez mais raras, porque agora tenho a companhia do Zé Maria, o almoço foi com aquilo que havia acabado de comprar: carne picada, abacate e pão fresco. E para complementar um ovo amarelinho e caseiro que tinha chegado no dia anterior.
Foi comido na varanda, com o sol a bater na cara, a ouvir os passarinhos e a aproveitar para ler um bocadinho, actividade que adoro, mas que tem sido muito escassa nestes últimos tempos.
Porque as refeições por vezes se fazem destes momentos a sós. Mas mesmo assim com algo apetecível e saboroso para alimentar o corpo e o espírito!
50g de carne de porco picada
sal e pimenta q.b.
1/2 cebolinha
1/2 abacate
sumo de lima q.b.
1 ovo
azeite q.b.
pão para servir
Pique a cebola finamente e acrescente cerca de duas colheres de sopa à mistura das carnes. Envolva bem e forme um hamburguer não muito fino, e deixando-o o mais redondo possível.
Entretanto aqueça uma chapa de grelhar com um pouco de azeite e quando estiver quente coloque o hamburguer. Deixe cozinhar de ambos os lados, de modo a que fique suculento e com uma espécie de crosta.
Enquanto o hamburguer cozinha descasque o abacate e corte-o em fatias. Regue-a com um pouco de sumo de lima e tempere com uma pitada de sal.
Estrele o ovo num pouco de azeite.
No prato de servir coloque o hamburguer. Por cima deste disponha o abacate e finalmente o ovo.
Sirva com pão fresco.
Bom Apetite!
Tradicional e rápido :)
ResponderEliminarTudo o que querelo quando estais sozinhas em casa, precisamos de almoçar e queremos algo simples.
EliminarObrigada.
Um beijinho,
Joana
Apetitoso! Seria muito bem-vindo para o almoço, mas tenho o risotto de favas na marmita... Um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarEsqueci-me de referir que com pouco se faz uma refeição, e esta é uma combinação diferente, e a mistura de carnes utilizada, torna-o mais económico. Sara Oliveira
EliminarSara,
EliminarÉ uma pena que mais pessoas não consigam compreender essa máxima tão simples que "com pouco se faz muito". Talvez se isso pudesse ser ensinado nas escolas houvesse menos desperdício e muitas pessoas a comer melhor e de forma mais equilibrada.
Um beijinho,
Joana
Esse hamburguer ficou com óptimo aspecto.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/arroz-xau-xau-de-feijao-frade.html
Obrigada Clarinha.
EliminarUm beijinho,
Joana
Obrigada Leonor, é mesmo maravilhoso. Pelo menos para mim.
ResponderEliminarUm beijinho,
Joana
Susana.
ResponderEliminarMais simples e nutritivo para um almoço solitário era quase impossível.
Um beijinho,
Joana
Uma refeição muito boa com poucos ingredientes. Devia estar deliciosa. Aqui no Brasil dificilmente comemos abacate salgado. É mais usado batido com leite e açúcar. Abraços d'além mar.
ResponderEliminarMarcellus,
ResponderEliminarEu pessoalmente adoro abacate mais gosto muito mais em pratos salgados, como salada com frango ou camarão, ou para acompanhar o hamburguer.
Obrigada pela sua visita.
Um beijinho,
Joana