É habitual que os jantares de domingo sejam “junk food”. Mais habitual ainda é que essa “junk food” tenha muito mais de “food” e muito pouco de “junk”. É feita em casa, de raiz, com ingredientes a sério.
Carne de qualidade picada e transformada em hamburguers. Pão de cereiais, queijo à escolha, alface e tomate biológicos da horta, batata doce e, porque tem de ter um bocadinho de “junk”, uma maionese para ir molhando as batatas…
Parece-me a mim que este é o culminar perfeito de um fim de semana de muito calor, que teve direito a grelhados, jantares com amigos que chegam e outros que vão, brunch numa esplanada com vista para a cidade e um jantar simples saboreado na varanda.
4 fatias finas de queijo roquefort
2 pães de cereais
2 tomates maduros
algumas folhas de alface
maionese q.b.
1 dente de alho pequeno
1 colher de chá de salsa picada
3 batatas doces pequenas
sal e pimenta q.b.
Entretanto tempere os hamburgueres e grelhe-os num grelhador ou chapa bem quente até que fiquem no ponto desejado. Quando estiverem quase prontos coloque sobre cada um deles duas fatias de queijo roquefort para que este derreta e amoleça um pouco.
Abra o pão de cereais ao meio e barre-o com um pouco de maionese. Sobre a maionese coloque um pouco de alface bem lavada e seca, e por cima umas rodelas de tomate. Disponha por cima o hamburguer e feche com a outra metano do pão.
Para o molho das batatas misture um pouco de maionese numa taça com o dente de alho ralado e a salsa picada e uma ou duas colheres de chá de água.
Assim que as batatas estiverem fritas escorra-as sobre papel absorvente e tempere-os com um pouco de sal.
Sirva ps hamburgueres com as batatas e o molho.
Bom Apetite!
Que belo aspecto e pratico ;)
ResponderEliminarEstas receitas são sempre boas para fazer versões caseiras de refeições que podem parecer mais "pesadas".
EliminarUm beijinho,
Joana
Adorei esta versão de fast-food!
ResponderEliminarObrigada!
EliminarUm beijinho,
Joana
Acho que esta sugestão está mais para o "gourmet" do que para o "junk"! Sou suspeita, pois gosto destas ideias, que dão uma nova "cara" a pratos aparentemente simples. Voltei a fazer a tarte de amêndoas e framboesas, mas usando alperces cortados em vez das framboesas, e com massa folha em vez da massa quebrada, substituindo a farinha por farinha de arroz. Ficou boa e esta é a prova de que com uma boa base, pode-se variar na fruta, obtendo resultados diferentes, neste caso, bastante guloso. Um bom início de semana, Sara Oliveira
ResponderEliminarSara,
EliminarObrigada. Não é necessariamente gourmet, mas é uma boa alternativa!
Quanto à tarte, parece-me bem essa versão. Adoro alperces.
Um beijinho,
Joana
Adoro estas receitas para jantares de sofá :) Joana sem querer ser indiscreta mas o brunch foi no baga, ando para ir experimentar mas um pouco a medo do que vou encontrar! (By the way graças à tua boa referência do Cordel tornou-se um dos favoritos cá de casa muito obrigada pela dica)
ResponderEliminarBeijinhos
Daniela
Daniela,
EliminarNunca fui ao brunch no Baga. Para já o meu sítio favorito para brunch é mesmo na Cafetaria do Museu (neste caso do Chimico, ao pé da Sé Nova).
Um beijinho,
Joana
Obrigada pela resposta 😊 Desconhecia esse 😉 Mas não por muito tempo eheheheh
EliminarBeijinhos
Daniela
¿Brunch?, complica-se a vida..........................Bom apetite
ResponderEliminarJosé,
EliminarNão diga isso... Eu adoro o conceito do brunch!
Um beijinho,
Joana
Esta refeição só tem mesmo a maionese de 'junk'! É tudo super saboroso, q maravilha! Bjinhos!
ResponderEliminarAnjo de Mel,
Eliminaré mais o conceito de "Junk" do que propriamente ser "junk". Tudo fresco, preparado na hora. Só não faço a maionese porque agora não posso comer ovos crus.
Um beijinho,
Joana
Susana,
ResponderEliminarObrigada.
Um beijinho,
Joana
Que receita gulosa, adoro pao com sementes :)
ResponderEliminarObrigada Joana!
EliminarO hamburguer neste pão fica delicioso!
Um beijinho,
Joana