Salada de Couscous com Vegetais e Atum


Este é o tempo em que começa a abundância de vegetais, frutas e legumes. A altura do ano em que as bancas das frutas e legumes estão mais coloridas e vibrantes. A época em que sabe melhor ir ao mercado e à horta escolher o que vamos comer durante a semana. A altura do ano em que há muitas coisas e em que a nossa imaginação pode realmente ditar o que nos está a apetecer.
E este é também o tempo ideal para as saladas e as comidas mais leve e mais propícias ao calor. E saladas que não são só feitas de vegetais e legumes. Saladas com leguminosas, massa, bulgur, quinoa, arroz ou couscous. Saladas mornas ou frias, que podem ser preparadas com antecedência e saboreadas apenas numa taça e com um garfo na mão, e a acompanhar um chá caseiro gelado.
E apesar da época do calor não ser de todo a minha altura do ano favorita, dá-me um prazer enorme cozinhar nesta altura do ano.
Abrir a gaveta do frigorífico e encontrar uns cogumelos, um resto de couve coração, uns tomates cereja e ainda mais uma mão cheia de legumes. E de juntar algo mais e assim preparar um almoço.
Um almoço de verão, de calor, de sol.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de café de couscous
1/2 courgete pequena
10 tomates cereja
4 cogumelos castanhos 
1/4 couve coração
1 cebola pequena
1 lata de atum em azeite
2 colheres de sopa de coentros frescos picados
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Comece por preparar os legumes. Corte a courgete, depois de lavada, em cubos pequenos. Lamine os cogumelos e corte a cebola em rodelas finas. Prepare a couve em juliana e corte o tomate cereja ao meio.
Leve depois uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer um pouco. Junte depois a cebola, os cogumelos, a courgete e a couve coração e deixe saltear mexendo sempre. Tempere com um pouco de sal e pimenta e envolva bem, deixando os legumes cozinhados mais ainda crocantes. Retire e reserve.
Entretanto coloque os couscous numa taça e acrescente a mesma medida (1 chávena de café) de água a ferver. Tempere com uma pitada de sal e um fio de azeite, mexa com um garfo e tape com um prato deixando os couscous hidratar durante cerca de 5 minutos.
Ao fim desse tempo separe-os com um garfo e acrescente os legumes salteados, o tomate cereja partido, os coentros picados e o atum previamente escorrido e esfarelado com um garfo. Envolva bem e tempere com  um pouco mais de azeite.
Sirva ainda morno ou depois de frio e acompanhe, se desejar, com um salada verde.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Anónimo10:04

    Uma boa sugestão! As saladas são versáteis, e diferentes consoante os ingredientes utilizados. Os grãos de cereais cozidos (centeio, trigo sarraceno, trigo, etc) também ficam bem em saladas quentes ou frias. O couscous de milho (á venda no Celeiro) é bom para variar e gosto de usar em saladas com tirinhas de pimento, pois fica bastante colorido (aliás milho e pimento, é uma salada que costumo fazer quente ou fria, com um toque de piri-piri). Enfim, uma infinidade de combinações e sabores, consoante o que a imaginação ditar ou o que houver em casa. Um bom feriado, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço couscous de milho. Vou procurar. Obrigada

      Eliminar
    2. Sara,
      Por acaso também nunca experimentei couscous de milho, mas gostei da dica.
      E realmente estamos em altura deste género de saladas e das suas variações.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Que bom aspecto e que apetitosa! Obrigada, Joana, por mais esta belíssima sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra,

      Uma sugestão bem simples, mas ainda bem que gostou.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Mais uma receita q me agrada :) Gosto mt de couscous e com vegetais e atum, melhor ainda! Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,

      E esta tem a vantagem de ser fácil de levar na marmita ou para piqueniques.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Olá, parabéns pelo blog e pela pessoa que é. Gosto muito de vir cá espreitar. Será que me pode dar uma ajuda? Qual o couscous que usa? Eu não consigo ficar só pela hidratação. Tenho mesmo de o cozinhar. Um beijinho e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia,

      Obrigada pelas suas palavras.
      Eu nunca cozinhei o couscous - sempre o hidratei com água a ferver - independentemente da marca. No entanto, nos últimos tempos tenho comprado sempre da milaneza. (Para ter a certeza de que estamos a falar da mesmos coisa, os couscous utilizados nesta receita - ou em outra receita do género -não são os mesmo daqueles que se usam para a canja...)

      Eliminar

Imprimir