Os primeiros gnocchi que fiz, foram de uma receita do José Avillez, de uns gnocchi de queijo fresco.
Entretanto acho que já tinha experimentado mais uma ou duas vezes, mas sem colocar no blogue.
Desta vez aventurei-me numa versão com batata doce, e ficaram deliciosos. O Zé Maria adorou, e só pedia mais e mais.
Dão um bocadinho de trabalho, mas são uma excelente alternativa para variar a alimentação de todos os dias. Para fugir aos acompanhamentos mais convencionais, ou criar um prato vegetariano ou “meat free” diferente.
Eu comi os meus apenas com pesto e parmesão, mas os homens da casa acompanharam com um restinho de carne assada. Ambas as versões deixaram a vontade de prepara gnocchi mais vezes.
Nunca fizeram? Deixo-vos o desafio de experimentarem.
1 ovo
sal q.b.
noz moscada q.b.
140g de farinha
2 colheres de sopa de amido de milho (Maisena)
azeite q.b.
Preparação:
Coloque depois as batatas bem escorridas numa taça e esmague com um garfo. Junte o ovo e tempere com o sal e a noz moscada. Misture bem.
Numa outra taça coloque a farinha e o amido de milho e misture bem.
Junte cerca de 2/3 da mistura de farinha à batata doce e amasse até obter uma mistura húmida, mas que não se deve agarrar às mãos. Se necessário vá acrescentando mais da farinha reservada até a massa deixar de estar peganhenta.
Polvilhe depois uma superfície com farinha e divida a massa em dois, fazendo rolos com cerca de 1cm de diâmetro. Corte depois em pequenos pedaços com cerca de 2,5cm e com a ajuda de um garfo previamente passado por farinha marque cada um dos gnocchi.
Leve depois uma panela ao lume com água temperada de sal, e deixe levantar fervura.
Junte depois cerca de 15 gnocchi de cada vez e deixe-os cozinhar ate que flutuem até à superfície da água, cerca de 1 minutos. deixe-os depois ficar cerca de 3o segundos e retire-os com uma escumadeira. Repita até estarem todos cozinhados.
Sirva envolvidos em pesto, com parmesão e regados com um pouco de azeite, ou como acompanhamento de carnes estufadas com muito molho.
Bom Apetite!
Aqui está algo que nunca aventurei-me a fazer, em parte por falta de tempo.Curiosamente, vi recentemente uma receita parecida em vídeo, e não parecem ser muito difíceis de fazer. Tenho a "matéria-prima" dada pelo vizinho, e espero fazer em breve, pois é uma maneira de variar os acompanhamentos, ou mesmo um prato principal. Um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarHummmmm.... adoro batata doce e gnocchi!!! Fiz apenas uma vez e da forma mais tradicional. Vou experimentar esta receita e em breve eheheheh
ResponderEliminarObrigada pela partilha :)
Beijinhos
Bruna
http://acucarsal.blogspot.pt/
Não aprecio muito gnocchi, mas como adoro batata doce, talvez lhes conceda mais uma oportunidade. Parabéns pela ideia, que considero muito original!
ResponderEliminarNão sou fã de batata doce!
ResponderEliminarMark Margo
www.markmargo.net (site cor de rosa com celebridades, cinema )
Nunca provei e fiquei curiosa com o sabor desses gnocchis,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Humm... confesso que fiquei tentada em experimentar esta receita, ainda mais quando em terras argentinas a batata doce é maravilhosa... realmente doce, mas um doce super saudável! ;) Obrigada pela partilha! :)
ResponderEliminarNunca fiz nem provei mas fiquei curiosa com o sabor e consistência :)
ResponderEliminarConvido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb
Que ideia fantástica adoro gnocchi mas de batata doce é outra coisa :) quem ia gostar muito desta receita é a Chef Noélia do restaurante Noélia em Cabanas de Tavira ;) polvo com gnocchi de batata doce já estou a sonhar ;)
ResponderEliminarwww.therasiathecook.blogspot.com
Olá :) já experimentei a receita: adorei!!!!!
ResponderEliminarObrigada por partilhar ;)
Em breve também mostrarei esta minha experiência no meu pequeno cantinho eheheheh
Beijinhos
Bruna
http://acucarsal.blogspot.pt