Mousse de Lima- Limão e Manjericão com Espetadas de Fruta (e uma partilha!)


Este calor que se tem feito sentir pede sobremesas frescas e leves. Não só para evitar ligar o fogão - não que para mim isso seja sequer motivo - mas porque no final de uma refeição, com este tempo, sabe bem uma coisa mais leve e fresca, e não uma sobremesa muito pesada!
A fruta muitas vezes acaba a ser o “mote” para as sobremesas de verão, bem como o aroma de limão, muito refrescante.
Numa destas semanas, os meus pais vieram cá almoçar. Fizemos  brasas, grelhamos uma carne, e acompanhamos com batata assada com um molho também ele refrescante e uma salada muito variada e colorida. Mas a sobremesa foi a minha principal dor de cabeça. Lembrei-me de fazer um velho clássico e de acompanhar com umas espetadinhas de fruta. Foi uma combinação feliz e que agradou a todos!
Aproveito também para vos falar do “Família e Amigos à Mesa”. Aceitem a minha sugestão, e se ainda não têm o meu mais recente livro, aproveitem para o comprar agora que as férias estão aí, e assim colocar em prática estas receitas que preparei com tanto carinho e que são para todas as ocasiões, com ingredientes de todos os dias e perfeitas para não se perder muito tempo na cozinha! Vale a pena porque a Wook, tem este livro com desconto (vejam aqui), e podem ainda encontrar os anteriores com descontos de 40% ou até de 50%. Parece-me uma excelente oportunidade e não queria deixar de vos dar conta dela!

Ingredientes para 6 pessoas:

1 lata de leite condensado
200g de iogurte grego natural
1 lima
2 limões ( ou apenas um, convém provar para não ficar muito ácido)
algumas folhas de manjericão

Morangos, melão, papaia e ameixa - ou outra fruta a gosto - para as espetadas

Preparação:

Numa taça coloque o leite condensado e o iogurte. Acrescente o manjericão cortado numa juliana muito fina, a raspa da lima e dos limões e depois o sumo dos citrinos. Misture bem até ficar uma mistura homogénea, e divida a mistura por 6 copos ou tacinhas. Tape com película aderente e leve ao frigorífico a prender. (O que acontece por ação do sumo de lima e limão com os lacticínios).
Prepare depois as espetadas. Corte a fruta em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho e coloque-os em espetos pequenos, alternadamente. Leve ao frigorífico até servir.
Para servir retire a película a cad aum dos copinhos e sirva juntamente com as espetadas de fruta.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo09:47

    Uma sugestão simples e fresca, adequada a este tempo quente.
    Este género de mousses é muito versátil, seja com o iogurte natural (normal/grego) ou com as natas, permitindo variar no sumo dos citrinos (a primeira mousse deste género que fiz, foi com sumo de clementina, natas e leite condensado, mais tarde voltei a fazer com sumo de limão). Depois conheci a versão com iogurte, da qual fiquei fã, pois é bastante mais leve.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que mousse deliciosa,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Tão boa esta sugestão! Gostei muito! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, uma sobremesa fresquinha, simples e deliciosa :P Tenho q ir espreitar os livros, aiai :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. Annakuryakina15:22

    Joana, que pena eu odiar leite em todas as suas formas, pois há tantas coisas boas com leite condensado, mas para mim não dá mesmo. Poderei usar outro ingrediente para substituir?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Humm que delícia de mousse.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/carbonara-com-crocante-de-linguica.html

    ResponderEliminar
  7. Ola :) apesar de nunca ter comentado sou uma enorme fã joana! Todas as receitas que experimento daqui ou de algum dos livros que tenho (ja sao 3 ;) ) sao um sucesso mt apreciadas ca en casa! Quanto a esta mousse,tenho uma duvida,o leite condensado é do cozido?obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ola :) apesar de nunca ter comentado sou uma enorme fã joana! Todas as receitas que experimento daqui ou de algum dos livros que tenho (ja sao 3 ;) ) sao um sucesso mt apreciadas ca en casa! Quanto a esta mousse,tenho uma duvida,o leite condensado é do cozido?obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir