Entrecosto Lento com Limão e Massa de Pimentão


Com o tempo (e a prática) aprendi que os assados de carne se querem lentos e sem pressas. Portanto os assados são quase sempre almoço de domingo, em que se liga o forno logo pela manhã para estar pronto à hora de almoço.
Os assados podem esperar por nós e não dão trabalho. Escolha-se carne boa, temperos que combinem e forno com eles. Até nos esquecemos que estamos a preparar o almoço, não fosse o cheiro maravilhoso que começa a sair da cozinha alguns longos minutos depois.
Os assados fazem-se sempre em mais quantidade. Porque o trabalho é o mesmo e sabe bem ter sobras para segunda feira ou ainda para o jantar de domingo.
Os assados fazem-se idealmente para muita gente, famílias à mesa, porque rendem sempre muito.
Os assados lentos não precisam de líquidos para cozinhar. Porque como cozinham lentamente libertam os sucos e gorduras da carne para a irem temperando. Não secam e fivam muito mais saborosos.
Além de tudo isto os assados dão-nos tempo para outras coisas. Para brincar com os miúdos, arrumar a casa, estender uma máquina de roupa, ler uma revista, jardinar, ir tomar banho, ou para pessoas como eu que não têm problemas em sair de casa com o forno ligado,  para ir à missa e tomar café e chegar a casa com o almoço feito.
Vamos então a mais um assado.

Ingredientes para 4 pessoas:

1,5kg de entrecosto em peça inteira apenas com uns golpes
2 colheres de sopa de massa de pimentão
sal e pimenta q.b.
1 limão grande
2 folhas de louro
4 dentes de alho
coentros frescos para polvilhar

Preparação:

Coloque o entrecosto numa assadeira de louça e tempere-o com sal e pimenta. Regue com o sumo de limão, as folhas de louro partidas em pedaços e junte a mass de pimentão e os dentes de alho laminados. Envolva bem nesta mistura.
Leve depois o entrecosto ao forno, cerca de 2h30 a 160ºC até a carne estar macia e a separar-se do osso.
Sirva com umas rodelas de limão e coentros picados.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo13:00

    Adoro este tipo de assados!
    Acho que já tenho uma ideia para este fim de semana!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Também adoro fazer pratos lentos no forno. Perna de perú também fica fantástica!
    Só não consigo sair de casa com o forno ligado. Lembro-me sempre de pode sempre surgir uma situação inesperada como baterem-me no carro ou algo do género e já não conseguir chegar a casa à hora prevista.

    ResponderEliminar

Imprimir