Tarte Rápida de Amêndoa


E assim de repente a minha filha já fez 2 meses (como, se ela nasceu ontem!!!!), o primeiro trimestre do ano já passou, a Páscoa já lá vai, estamos em Abril, os Santos estão aqui estão a chegar e faltam 9 meses para o Natal!  
E por falar em Páscoa, como para muitas pessoas este fim de semana a Páscoa continua, com a Pascoela deixo-vos a receita de uma tarte de amêndoa, muito rápida e simples de preparar, e que fez parte da minha mesa de Páscoa. Foi muito elogiada e portanto não podia deixar de a partilhar por aqui.  A minha decoração foi realmente muito simples, mas idealmente decorem com fios de ovos, ou até uma cobertura de doce de ovos para os mais gulosos!
Bom fim de semana!!

Ingredientes:

250g de amêndoa com pele previamente moída (pode usar farinha de amêndoa ou amêndoa sem pele, mas prefiro com um pouco mais de textura na amêndoa)
250g de açúcar
raspa da casca de 1 limão
6 ovos
açúcar em pó, fios de ovos ou doce de ovos para decorar

Preparação:

Numa taça bata os ovos com o açúcar até estarem misturados - não é preciso bater muito! Junte depois a amêndoa triturada e a raspa da casca do limão e misture bem.
Forre uma forma redonda com cerca de 20cm de diâmetro com papel vegetal e unte-a com um pouco de manteiga. Coloque a mistura de amêndoa e ovos na forma e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, ou até a tarte estar cozinhada.
Retire do forno, deixe arrefecer 5 minutos e desenforme depois cuidadosamente para o prato de servir, retirando antes o papel vegetal. 
Depois de completamente fria, decore a gosto polvilhando com açúcar em pó (consegui este efeito polvilhando o açúcar em pó sobre um naperon rendilhado de papel para colocar bolos que coloque em cima da tarte), com fios de ovos ou doce de ovos.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo09:33

    O tempo passa muito depressa!
    Até parece que nasceu ontem, a sua pequena princesa!
    Gosto desta ideia, e é capaz de agradar à minha irmã (adora bolos com amêndoa, e se levarem doce de ovos, ainda melhor)!
    Mais um incentivo para colocar as "mãos na massa", ie, partir as amêndoas que estão à espera de atenção!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Tb fiz tarte de amêndoa na Páscoa. Mas esta parece-me lindamente p fazer em breve :) Bjinhos, parabéns e bom fds :)

    ResponderEliminar
  3. Débora Jesus17:13

    Como estou a evitar qq tipo de açúcar refinado, estava aqui a pensar, se a Joana tivesse de substituir o açúcar refinado por tâmaras ou açúcar de coco ou mel como faria as proporções!?
    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
  4. O tempo voa!! Também tenho uma princesa que fez 2 meses dia 27!!! E também é o meu terceiro filho (tenho uma prinesa e um príncipe). Bjs

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:16

    Fiz hoje para o dia da mae. Uma delicia Joana. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar

Imprimir