Portobelos Recheados com Espinafres e Cheddar


Esperamos pelos dias de férias, ansiosamente. Confesso que me sinto bastante cansada e, apesar de ter sido uma decisão minha ficar em casa com os meus filhos até aos 3 anos, conto os dias para que Setembro chegue e o António vá para o Jardim de Infância com o irmão Zé! Há alturas em que sei que não chego a tudo. As obrigações de trabalho (e com ela a gestão de tudo o que isso implica), dois filhos pequenos que necessitam e exigem muito de mim, e tudo o resto que compõe a nossa vida. Tenho obrigatoriamente de deixar algumas coisas para trás. Até porque temos de reconhecer quando não conseguimos, quando temos de parar um pouco, quando precisamos de dar dois passos atrás para depois darmos três ou quatro em frente.
Estou nessa fase. Assoberbada. (Não é para terem pena, porque não se trata de pena, mas sim de constatar factos, e de tentar explicar aos meus queridos leitores algumas ausências!)
De resto há receita de cogumelos recheados. Desta vez recheados com espinafres e queijo cheddar, que gostamos muito cá me casa, e foram mais uma variante para uma das nossas refeições sem carne e sem peixe que, apesar de nem sempre irem aparecendo, continuam a fazer parte das nossas receitas da semana.

Ingredientes para 2 pessoas como prato principal, ou 4 como entrada:

4 cogumelos portobelo grandes
75g de espinafres frescos
1 cebola
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
manjericão seco q.b. (ou outra erva seca a gosto)
150g de queijo cheddar

Preparação:

Limpe bem ou lave os cogumelos e seque-os. Cuidadosamente retire os pés aos cogumelos e com a ajuda de uma colher escave o interior, de modo a que sejam mais simples de rechear. 
Pique finamente a cebola e também os pés e o interior dos cogumelos.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e junte a cebola deixando fritar um pouco. Acrescente depois os pés dos cogumelos e deixe refogar mais uns minutos. Finalmente acrescente as folhas de espinafres e envolva tudo muito bem. Tempere de sal e pimenta a gosto e deixe estufar um pouco até as folhas de espinafres estarem murchas. Desligue, acrescente metade do queijo cheddar previamente ralado e envolva bem.
Coloque os cogumelos escavados num prato que vá ao forno e tempere-os com um pouco de sal e um fio de azeite. Divida o recheio pelos cogumelos, e por cima disponha o restante queijo. Polvilhe com o manjericão seco e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos.
Sirva os cogumelos com uma salada verde.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Eu não passo pelo q tu passas (não tenho filhos...) e ñ te critico nem ninguém tem q te criticar! Acho q o q temos é imensa admiração por ti! Há gente com as mãos bem menos cheias q tu e ñ se organiza nem metade! Por isso, se tens dias em q te sentes assoberbada isso só prova q és humana como tds nós! Nem nem super nem sempre frágil Nós mulheres somos um poço de sentimentos e inquietações e as coisas nem sempre correm como planeado e não faz mal, apenas faz parte! Desde q no final do dia nos sintamos c o dever cumprido e c a consciência limpa! E tu és uma inspiração, mesmo quando tens dias menos produtivos, a vida é mesmo assim :) Obrigada por tudo, pelas receitas, pelas sugestões, pelas dicas e pelos desabafos! Acho q isso ainda nos aproxima mais ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Eu só tenho um, de dois e meio, e hoje já comentámos que ele está mesmo a precisar de ir para o jardim escola (também começa no próximo ano lectivo). Também optámos por ficar com ele até aos 3 em casa e acho mesmo que foi a decisão correcta, mas também acho que a partir desta idade lhes faz falta a companhia de gente com o mesmo nível de energia :) com um bebé e outro garoto em casa, ninguém pode apontar o dedo... Muito menos quem não passa por elas!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:12

    Uma sugestão que é sempre útil como refeição ou petisco.
    Conheço essa sensação de cansaço e impotência perante a sobrecarga, especialmente ao nível psicológico.
    Não tenho filhos, mas sobrinhos com idades distintas, e sinto que não tenho muita paciência para eles, bem como para tudo em geral. Às vezes, sinto-me como se fosse uma bomba relógio! O desgaste psicológico (diário) no serviço, faz mazelas e vem por arrasto para casa. Ter um lidar com pessoas adultas, que são piores que as crianças, sempre a exigirem atenção, interrompendo o serviço, cria um desgaste diário. Sei que a situação não é comparável com a sua, mas a ideia é ilustrar a sensação do cansaço, em que se deseja por um momento de calma para colocar os pensamentos em dia, ou fazer um "reboot" ao sistema, recuperando a nossa "bateria" interior.
    Não tem que pedir desculpas pelas ausências. É humana como todos nós, com os seus altos e baixos, momentos bons e menos bons!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Reconheco que deve ser bastante cansativo estar com os três em xasa, tenho dois um com a idade do José Maria e ele absorve por completo as minhas energias, mas não conheço ninguém que tenha a sua capacidade de organização! Tenho tentado acompanhar ao máximo e tem sido uma grande ajuda. Beijinhos e nao desanime setembro está quase aí 😊

    ResponderEliminar

Imprimir