Caril de Peixe com Couve Flor e Espinafres


Nem só de festa se vive cá em casa, apesar desta última semana, entre o aniversário do mais do filho mais velho e do filho do meio. Ao mesmo tempo das festas e dos jantares de família e dos bolos de aniversário, as nossas rotinas continuam e as nossas refeições habituais também. 
Mais um caril desta vez. Menos cremoso, propositadamente, assim para se comer à colher, quase como uma sopa de caril, peixe e legumes, mas que estava realmente deliciosa.
Perguntam-me imensas vezes que peixe uso para estas receitas, quando me refiro a peixe branco e carnudo. Cá em casa a par com o peixe fresco, também comemos muito peixe congelado - sei que há quem não goste, e que ache que tem um sabor diferente. Pessoalmente acho bom, uma excelente relação qualidade/preço e uma forma de se variar nos peixes que consumimos. Para este género de pratos, caril, estufados, moquecas.... gosto muito de tintureira (um peixe da família do tubarão e do cação) que é carnudo, não se desfaz, e praticamente não tem espinhas, o que é perfeito para esquisitos e miúdos pequenos e miúdos pequenos esquisitos. Também resulta bem com lombinhos ou mimos de pescada e tamboril, por exemplo.
Compro muitas vezes tintureira - congelada. Assim como asas de raia, já sem pele e prontas a cozinhar, óptimas para os miúdos, filetes e lombos de pescada, entre outras coisas.
Desta vez a tintureira foi parar ao caril com legumes!

Tema: Receitas Rápidas e Deliciosas para o Final do Verão

Porto - 29 de Setembro - 15h Worshop Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Ovar - 30 De Setembro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 4 pessoas:

125g de espinafres frescos
1 cebola
1 pedacinho de 2cm de gengibre fresco
2 dentes de alho
1 couve flor pequena
1 pimento vermelho
800g de peixe branco e carnudo cortado em cubos grandes
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa bem cheia de pó de caril
300ml de leite de coco (de lata)
1 colher de sopa de óleo de coco ou azeite

Preparação:

Pique a cebola com os dentes de alho e o gengibre descascado até obter uma pasta. Leve um tacho ao lume com o óleo de coco e junte a pasta de cebola. alho e gengibre e deixe fritar. Junte o pó de caril e deixe cozinhar um pouco.
Corte o pimento em cubinhos e separe a couve flor em floretes. Junte ao preparado no tacho e acrescente um copo de água. Tempere de sal e deixe cozinhar até a couve flor querer começar a ficar macia. Junte depois o peixe em cubos e acrescente o leite de coco. Deixe cozinhar em lume brando até o peixe estar macio e a couve flor cozinhada. Retifique de sal e junte os espinafres, mexendo até que murchem.
Sirva de imediato, com arroz, ou simples, para comer à colher.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo10:08

    Adoro estas ideias de caril!
    Por acaso, tenho alguns lombos de pescada e talvez saia algo adaptado com o que tenho em casa (feijão verde, cenoura, batata doce ou normal, tomate).
    Hoje em dia, já há peixe congelado de boa qualidade, e as próprias cadeias de frio das lojas/supermercados é diferente da que existia há alguns anos atrás. Lembro-me das receitas das Tele-Culinária do início dos anos 80, em que havia várias sugestões para usar o peixe congelado, dados os condicionalismos da época (os reflexos da crise do petróleo dos anos 70, a "crise" do bacalhau e alternativas económicas para o peixe fresco).
    O peixe congelado pode ser uma alternativa prática a quem não tenha possibilidade ou disponibilidade de comprar peixe fresco.
    Ao pé de mim, tenho uma casa de congelados, que tem um sortido bastante variado (havia outra com muita oferta, mas fechou há alguns anos). Os filetes de pescada que compro lá, são grandes e carnudos, tendo que ser cortados em medalhões - estes foram os melhores que comprei, a par dos filetes de alabote.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Uau que delicioso caril de peixe, que nos trazes,...deu vontade de provar!Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Achei piada...há muitos anos que uso tintureira para o caril, arroz, massa e sopa de peixe. Apesar de não ser um peixe "nobre", é óptimo....sem espinhas e sem pele!
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:11

    Olá Joana, onde compra a tintureira? Há nos hipermercados? Já vêm embalada?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:21

      Olá,

      A tintureira vende-se nos supermercados em postas embaladas individualmente. Já comprei no Minipreço, Aldi, Pingo Doce.

      Espero que ajude,
      Sara Oliveira

      Eliminar
  5. Gosto tanto de caris.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/09/cozinhar-com-ana-neves-recanto-com.html

    ResponderEliminar

Imprimir