Crepes Estaladiços de Curcuma com Camarão e Bacon


Ontem, primeiro dia de escola com distinção para o António. Não chorou quando me vim embora assim meio escondida enquanto ele estava entretido com um puzzle. Liguei à hora de almoço para saber como estava, e estava tudo bem. Tinha almoçado bem e pela mão dele e não tinha chorado ou chamado pela mãe. Arrisquei e só fui buscá-lo(s) depois do lanche.
Disse-me que tinha só chorado quando, soube depois, acordou meio estremunhado a meio da sesta da tarde. E que só nessa altura chamou pela mãe. Ao ver-me, ainda quis(eram) ficar a brincar mais um bocadinho, entre os triciclos e os “cantinhos”. Viemos embora os três. Eu, mãe orgulhosa, com os meus dois pequenos rapazinhos, cada um de seu lado e de mãos dadas com as minhas, a contarem-me as peripécias do primeiro dia de escola, e a atropelarem-se um ao outro para me relatarem tudo o que se tinha passado naquelas horas de separação.
Ao chegar ao carro, o António pergunta-me se amanhã volta para a escola. Repondo-lhe com uma pergunta. Se ele queria voltar. Ele faz-me um grande sorriso e diz que sim! Ele e o Zé.
Amanhã é capaz de chorar. Ou depois. Ou quando perceber que na rotina dos seus dias vai sempre haver escola. Ou não. Pode não chorar.
Um dia de cada vez meu amor “entalado”. Mas para primeiro dia, passaste com distinção.

E vamos começar os workshops:

Tema: Receitas Rápidas e Deliciosas para o Final do Verão

Lisboa - 22 de Setembro - 15h Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto - 29 de Setembro - 15h Worshop Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Ovar - 30 De Setembro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 4 a 6 crepes:
(adaptado de “Simples e Saudável” de Joana Moura, página 225

100g de polvilho azedo
200ml de leite de coco
150ml de água fria
1 colher de sopa de curcuma em pó
3 cebolas roxas não muito grandes
sal e pimenta q.b.
1 ovo
250g de miolo de camarão
250g de bacon em cubinhos
azeite q.b.
hortelã fresca q.b.
coentros frescos q.b.
cebolinho fresco q.b.
couve coração em juliana q.b.
1 pimento vermelho pequeno

Preparação:

Comece por preparar a cebola. Corte as cebolas roxas em rodelas finas e leve-as a alourar num pouco de azeite, temperadas de sal,  até ficarem murchas e douradas (tipo caramelizadas). REtire e reserve.
Prepare a massa dos crepes. Numa taça misture o ovo, o polvilho azedo, o leite de coco, a água, a curcuma e tempere a gosto de sal e pimenta, misturando bem.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de bacon e deixe fritar. Adicione alguns camarões e um fio de azeite e deixe saltear. Adicione um pouco da polme do crepe (atenção que a frigideira tem de estra bem quente para o crepe ficar dourado e crocante) e rode a frigideira de modo a cobrir todo o fundo numa camada fina. Deixe cozinhar. Junte depois no “crepe” um pouco de cebola preparada anteriormente, cebolinho picado, hortelã e coentros, umas tirinhas de pimento e um pouco de couve em juliana. Dobre e coloque no prato de servir.
Repita individualmente para cada um dos crepes.
Sirva de imediato!


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo10:27

    Uma sugestão bem interessante!
    Tenho este livro e anda a ser investigado, tal como faço para os outros. Tiro algumas ideias para o dia a dia.
    Ainda bem que que o António gostou da escola. É uma etapa na vida das crianças "sedentas" de aprender, e que faz parte do seu cresimento como pessoas.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que bom, Joana :) Porque nesta fase, acho q lhes custa menos do q aos pais... É bom e saudável o convívio c outras crianças da idade deles e outras actividades... Só tenho pena qd passam quase mais tempo na escola (ou fora de casa) q em casa... Mas, e sei q sim, tens a possibilidade de ainda passar tempo de qualidade c eles, que é o q mais faz falta hoje em dia nas famílias portuguesas :( Bjinhos e obrigada pela sugestão culinária diferente.

    ResponderEliminar

Imprimir